A festividade, que decorre junto da Igreja de S. Simão, tem início marcado para o dia 9, com a abertura oficial do arraial, às 21h30, em que atua a Orquestra Ligeira “Bohémia” da Sociedade Filarmónica Providência e a Real Tuna da Universidade do Algarve.

A festividade, criada em 1723 e organizada pela Sociedade Filarmónica Providência, em colaboração com a paróquia de S. Simão e com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, da Junta de Freguesia de S. Simão e de outras entidades, inclui, ao final da noite, um baile com os “Setúbal Trio”.

No dia 10, às 16h00, há cavalhadas à antiga portuguesa, prova equestre com origem no século XVIII, onde os cavaleiros se esforçam por acertar com um varão numa argola pendurada a alguns metros de altura. O evento decorre na denominada Estrada do Rio, via perpendicular à EN 10.

No mesmo dia, mais tarde, às 22h00, é a vez do grupo “ToquiVozes” subir ao palco. Uma hora depois, os “Atual Band” animam mais uma noite de baile.

No último dia de festejos, uma procissão percorre as ruas de Vila Fresca e de Vendas de Azeitão a partir das 15h00. Um momento de animação musical com Nuno Rafael está previsto para as 18h00, seguindo-se um concerto pela banda da Sociedade Filarmónica Providência, às 21h30.

O programa da festividade religiosa é antecedido, no dia 8, às 21h00, de uma missa de natividade de Nossa Senhora da Saúde.