21° Muito nublado
Festa da Flor 2019

A Festa da Flor de Setúbal regressa nos dias 20 e 21 com um conjunto de iniciativas que inclui exposições, instalações artísticas, ateliers, animações infantis e música, repartidas pela Praça de Bocage, Casa da Cultura e Paços do Concelho.


Um dos destaques do certame, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, é a mostra de venda de produtos e serviços relacionados com o universo da flor, com a participação de três dezenas de expositores, na Praça de Bocage, entre as 10h00 e as 23h00.

Antes, no dia 19, a partir das 18h00, junto dos Paços do Concelho, a artista plástica Isabel Curto Castan dinamiza uma instalação artística de tapete em arte efémera aberta à participação de todos.

No dia seguinte, há iniciativa idêntica conduzida pela artista na Rua Dr. Paula Borba, a partir das 19h00. Para domingo, dia 22, às 18h00, está marcada uma ação coletiva para desfazer a instalação dos tapetes em arte efémera construídos nos dois locais.

De salientar na edição deste ano da Festa da Flor a participação da cidade da Horta, da Ilha do Faial, Açores, como município convidado, que vai dar a conhecer e distribuir pelos visitantes exemplares de duas importantes espécies florais produzidas no arquipélago, hortênsias e proteas.

O município da Horte dinamiza, igualmente, no dia 21, dois ateliers sobre “Cultivo da Hortênsia na Ilha do Faial”, pelo empresário agrícola Ângelo Duarte, às 16h00, e “Produção de Proteas na Ilha do Faial”, por Pedro Medeiros, às 18h00.

A presença da Horta, cidade com a qual Setúbal mantém uma relação de cooperação e de amizade muito próxima, tendo apadrinhado a entrada da baía açoriana no Clube das Mais Belas Baías do Mundo, é ainda marcada pela presença de uma artesã que vai executar ao vivo trabalhos florais com escamas de peixe.

Em paralelo à feira de expositores, na Praça de Bocage, nos dias 20 e 21, voluntários podem construir uma mandala floral, numa iniciativa conduzida por Inês de Barros Batista, e os mais pequenos têm a oportunidade de participar, das 10h00 às 19h00, nas atividades propostas para o espaço infantil, tais como jogos didáticos e a construção do mural “Mundo da Flor”, a partir do esboço da artista Sónia Margarido.

Durante todo o dia, o certame é pontuado por animação musical.

De salientar, igualmente uma exposição de orquídeas patente nos Paços do Concelho, entre as 10h00 e as 18h00, dinamizada pela Associação Portuguesa de Orquidofilia.

No âmbito desta mostra realizam-se dois ateliers no dia 21, na sala de sessões, sobre “Orquídeas in natura – a simbiose perfeita”, às 16h00, por Rafael Santos, e “Doenças e Pragas em Orquídeas”, por Álvaro Marques.

A Festa da Flor inclui, no dia 20, os ateliers “Flores no Barro”, pela Olaria Olaré, às 10h00, e, uma hora depois, “Cosmética Terapêutica”, por A. Saint-Maurice. Da parte da tarde, realizam-se as oficinas “As abelhas e o mel”, por Carlos Matos, às 14h00, “Essências Florais do Dr. Bach”, por Benjamim Levy, às 16h00, e “Plantas Aéreas, cuidados e aplicações”, por Teresa Conde Belo, às 18h00.

Também na Casa da Cultura, no Espaço das Artes, entre as 10h00 e as 12h00 e entre as 15h00 e as 17h00, Luísa Maria Ribeiro e Luz Ângela Corso dinamizam o atelier “Terapia com Arte”.

O programa da Festa da Flor reserva um novo conjunto de ateliers, no dia 21, além dos dois dinamizados pelo município da Horta. Às 10h30, há “Jardins Cool – Hortoterapia para Todos”, dinamizado pelo Viveiro Curta Quatro, e às 17h00, Áurea Costa fala sobre “Homeopatia e Pediatria”.

No mesmo dia, com início às 11h00, o chef Hélio Loureiro e a empresa Gertal fazem uma demonstração de cozinha relacionada com o uso das plantas na gastronomia.

De salientar que o segundo dia da Festa da Flor, 21, coincide com a realização da Feira Outlet da Baixa de Setúbal, com os comerciantes locais a apresentarem artigos a preços reduzidos e a manterem as lojas abertas ao público entre as 10h00 e as 23h00.