O responsável falou durante a festa de lançamento, na Casa da Imprensa, no dia 28 ao final da tarde, do Catálogo Geral da Festa da Ilustração de Setúbal e do Catálogo da Ilustração Portuguesa, que já tinham sido apresentados no dia 27, na Casa da Cultura.

Além do presidente da Casa da Imprensa, estiveram presentes na festa de lançamento das duas publicações naquele espaço da capital o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, o responsável do atelier DDLX, José Teófilo Duarte, e o fundador da Abysmo Editora e curador da Festa da Ilustração de Setúbal, João Paulo Cotrim.

O evento, que marcou igualmente o encerramento da exposição Fónix, de Nuno Saraiva, a qual também esteve patente na edição deste ano da Festa da Ilustração de Setúbal, contou, igualmente, com a presença de cerca de vinte ilustradores portugueses, incluindo Nuno Saraiva, que têm trabalhos publicados nos catálogos.

Na resposta a José Goulart Machado, que sublinhou a disponibilidade da Casa da Imprensa em “receber exposições da edição de 2017 da Festa da Ilustração de Setúbal”, o vereador Pedro Pina agradeceu e manifestou o interessa da autarquia em colaborar com aquela entidade.

A Câmara Municipal de Setúbal edita os dois catálogos em parceria com o atelier DDLX, com o apoio da Abysmo Editora e da Casa da Imprensa, no âmbito da Festa da Ilustração de Setúbal 2016, que se realizou em junho.

O Catálogo da Ilustração Portuguesa reúne 327 ilustrações de oitenta artistas portugueses e contém textos da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, do vereador Pedro Pina e do editor João Paulo Cotrim, da Abysmo Editora.

Os desenhos que compõem o catálogo são todos os que foram selecionados no concurso “Ilustração Portuguesa”, da edição de 2016 da Festa da Ilustração, o qual deu origem à exposição com o mesmo nome, patente na Casa da Baía, entre 4 de junho e 3 de julho.

Quanto ao Catálogo Geral da Festa da Ilustração de Setúbal apresenta trabalhos de todos os ilustradores que participaram na edição de 2016 do evento, como Luís Filipe de Abreu, Nuno Saraiva, Luís Afonso e André Carrilho.

O Catálogo Geral da Festa da Ilustração de Setúbal e o Catálogo da Ilustração Portuguesa são colocados à venda no circuito normal de distribuição nacional após a aprovação dos preços de capa pela Câmara Municipal em reunião pública.