A 3.ª Festa da Flor decorre em Setúbal nos dias 21 e 22 com um conjunto de iniciativas que têm como objetivo sensibilizar os munícipes para os valores ambientais, estéticos e culturais associados aos espaços verdes.


A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, este ano com o tema “Num Mar de Flores”, inclui, na Praça de Bocage, a feira “O Mundo da Flor”, com cerca de três dezenas de expositores, numa mostra e venda de flores e de bens e serviços associados, como mel, ferramentas, olaria e artesanato produzido com cortiça e outros materiais reutilizados.

A feira foi inaugurada no dia 21, de manhã, pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, acompanhada do vereador do município de Viana do Castelo, Ricardo Carvalhido, no âmbito da parceria que trouxe a exposição “Viana Florida”, dedicada à temática da flor naquela cidade minhota, patente nas arcadas dos Paços do Concelho.

“No ano passado tivemos uma parceria com o Redondo, Alentejo, e este ano fomos para o norte do país, a Viana do Castelo, que nos cedeu uma exposição muito bonita com as atividades que desenvolvem nesta área”, sublinhou Maria das Dores Meira.

Encantado com a Praça de Bocage, que considera um “local fantástico, com condições naturais maravilhosas, e fantástico do ponto de vista arquitetónica”, Ricardo Carvalhido indicou estar “muito satisfeito” com o convite de Setúbal.

 “Desenvolvemos há cinco anos uma iniciativa semelhante em que damos ênfase à flor. Por isso, quisemos estar aqui presentes trazendo um contributo relacionado com a coesão territorial. Temos 27 freguesias e em todas elas encontramos um contributo da flor para a sua identidade cultural”, sublinha o autarca vianense.

A Festa da Flor de Setúbal nasceu há três anos, no âmbito do movimento Eva Dream, impulsionado por Tó Romano, e já conquistou espaço na programação anual de eventos do concelho.

 “É uma aposta ganha e queremos que se reforce e se reinvente a cada ano. Esperamos através desta festa sensibilizar as pessoas para respeitarem as flores e perceberem a importância que têm, não apenas em termos estéticos, mas também para a saúde”, destacou Maria das Dores Meira.

A autarca espera que passem milhares de pessoas pela Festa da Flor, transmitida em direto no dia 21, de manhã, pelo programa da RTP1 “A Praça”.

Além da feira, aberta no dia 21 até às 19h00 e a 22 entre as 10h00 e as 20h00, e da exposição vianense, é possível ver um tapete de arte efémera, construído ontem, durante cerca de dez horas, por Isabel Castan, com um grupo de dez pessoas, entre as quais alguns funcionários municipais.

 Flores, serradura pintada, areia e sal compõem o tapete com motivos ligados ao mar, como peixes, estrelas do mar e uma praia, que, com alguma dificuldade, devido ao vento, se vai mantendo.

“Ontem [dia 20] era quase impossível pousar as matérias, que voavam imediatamente. É mesmo arte efémera… Mas divertimo-nos muito e demos o nosso melhor”, contou Isabel Castan.

Praticamente ao lado do tapete em arte efémera, o chef Hélio Loureiro, acompanhado de técnicos da empresa Gertal, fez uma demonstração de cozinha ao vivo dedicada ao tema “As flores e as plantas na gastronomia”, que contou com outra sessão na parte da tarde.

Noutro ponto da Praça de Bocage, defronte dos Paços do Concelho, os mais pequenos podem divertir-se num espaço infantil, com pinturas faciais, modelagem de balões e jogos didáticos.

No dia 21 já houve também o atelier “Flores em Materiais Reciclados”, conduzido pela Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal, no Espaço das Artes da Casa da Cultura, e um atelier de impressão solar de plantas autóctones, pela Associação Flor de Murta, no Pátio do Dimas.

No dia 22, a Flower Trupe faz animação de rua na Baixa das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00.

A Flor de Murta realiza novos ateliers de impressão de plantas autóctones, sempre no Pátio do Dimas, às 11h00 e às 15h30, enquanto a Artiset regressa, às 10h00, ao Espaço das Artes, com o atelier “Flores em Materiais Reciclados”.

O showcooking “As flores e as plantas na gastronomia” realiza-se também no dia 22, às 11h00 e às 16h00, na Praça de Bocage.

A Apiset – Associação de Apicultores da Península de Setúbal promove o atelier “A Vida das Abelhas”, às 11h30, no pátio interior dos Paços do Concelho.

O programa reserva ainda no dia 22, às 16h45, um atelier de arranjos com flores conduzido pela Flor Formosa.