Através do ciclo Muito Cá de Casa, promovido ao longo do ano na Casa da Cultura, reuniram-se no dia 9 o ilustrador António Jorge Gonçalves, o investigador Jorge Silva e o editor João Paulo Cotrim, curador do certame.

“Ilustração Hoje” foi o tema do debate informal, moderado por José Teófilo Duarte, sobre o papel social das ilustrações, no qual os convidados, sem que tenham chegado a conclusões, perceberam que partilham a perspetiva de que a ilustração é sempre uma manifestação estética de opiniões.

“Pavia” é o título da exposição póstuma de Manuel Ribeiro de Pavia, inaugurada dia 10 e patente na Galeria Municipal do 11 até 2 de julho.

O artista plástico natural do Alentejo é uma das principais figuras do período neorrealista da ilustração portuguesa e a mostra presente em Setúbal, além de traçar uma retrospetiva do trabalho de Manuel Ribeiro Pavia, apresenta obras originais nunca antes vistas em público.

A exposição pode ser vista de terça a sexta-feira, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Aos sábados está aberta apenas no período da tarde.

Também dia 10, mas no cais 3 do porto de Setúbal, foi inaugurada a exposição “Anúncios Classificados (1865-1960)”, da coleção do investigador Jorge Silva.

Trata-se de uma seleção alargada de anúncios ilustrados pelos melhores artistas portugueses, que pode ser vista de terça-feira a domingo, das 15h00 às 19h00.

“Ilustração Portuguesa” é outro ponto alto da Festa da Ilustração, mostra inaugurada, igualmente, a 10 no Convento de Jesus.

Esta é a terceira edição da exposição que é quase um evento dentro da própria Festa da Ilustração, pois revela os melhores trabalhos dos ilustradores portugueses ao longo do último ano, neste caso, 2016.

Patente até 2 de julho, exibe cerca de 150 ilustrações da autoria de 80 artistas nacionais, selecionadas entre um conjunto de obras de referência de diferentes plataformas comunicacionais, casos da imprensa, internet, literatura e exposições.

A mostra pode ser vista de terça-feira a sábado das 10h00 às 18h00 e domingo das 15h00 às 18h00, horários observados noutra exposição inaugurada no dia 10, no Convento de Jesus, “TPC”.

Esta é uma iniciativa que divulga os trabalhos de ilustração de alunos das escolas superiores de artes do país.

Representantes de todos os cursos superiores de artes em Portugal, dedicados à ilustração, têm trabalhos inscritos na mostra “TPC”, patente, também, até 2 de julho.

No cais 3 do porto de Setúbal há ainda tempo para visitar “Ilustra 33”, exposição de coletiva de 33 artistas portugueses, inaugurada a 10 e que pode ser admirada até 2 de julho, entre as 15h00 e as 19h00, de terça-feira a domingo.