18° Parcialmente nublado

Música, canto, teatro e poesia foram algumas das expressões artísticas exibidas no passado dia 6, nas instalações do Centro Social Paroquial D. Manuel Martins, no âmbito da festa de Natal do projeto de voluntariado “De Mãos Dadas”, que desenvolve múltiplas atividades culturais e de convívio com a população sénior.


O espetáculo natalício promovido pelo projeto “De Mãos Dadas”, ao qual assistiram mais de cem pessoas, foi composto por pequenas demonstrações do trabalho desenvolvido nas atividades seniores promovidas durante o ano inteiro.

A festa iniciou com um momento de recitação de poesia, pelo Grupo de Poesia, dirigido pela poetisa Isabel Bastos Nunes, seguido da atuação do Grupo de Flautas, acompanhado pela professora Maria Augusta.

A música continuou com dois grupos convidados: o Grupo de Cantares da Associação dos Socorros Mútuos, que interpretou canções que enaltecem a região de Setúbal; e o Grupo de Cantares da Junta de Freguesia de S. Sebastião, que apresentou um excerto de canções que integram o espetáculo musical “Melodias de Sempre”, levado à cena pelo Clube de Teatro Sénior da Junta de Freguesia de S. Sebastião. Cantigas como “Desfolhada”, “Ele e Ela” ou “Sobe, sobe, balão sobe”, animaram o público que trauteou e acompanhou toda a atuação com palmas.

Ainda na área musical, destaque para a prestação do Grupo Coral “De Mãos Dadas”, dirigido pelo maestro Victor Lourenço, que cantou vários temas natalícios e que foi saudado com a participação especial do presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião no tema “Avé Maria”, no qual o autarca acompanhou o grupo tocando clarinete.

O grupo de teatro “De Mãos Dadas”, dirigido por Manuela Correia, foi responsável por arrancar ruidosas gargalhadas da audiência, através da interpretação de um conjunto de pequenas rábulas cómicas. Já o Grupo Etnográfico, uma das novas atividades promovidas pelo projeto durante 2018, exibiu as indumentárias tradicionais produzidas pelos seniores, sob a coordenação de Manuela Conceição. Além das vestes, este grupo, dirigido musicalmente pelo maestro Ricardo Batista, apresentou igualmente cantares populares e uma coreografia.

Aproveitando a animação e imbuídos no espírito natalício, um grupo de doze alunos do curso de Restauração e Bar da Escola Secundária D. Manuel Martins, que serviram o lanche no final das celebrações, saltaram para o palco para dar um pouco da sua alegria aos seniores, convidando-os para um pézinho de dança ao som do tema “Last Christmas”.

Perto do final, o presidente do projeto, Acácio Veiga, agradeceu ao presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião “toda a ajuda que deu e tem dado ao voluntariado e a todos os funcionários que, de forma direta ou indireta, têm colaborado”. O responsável agradeceu também as atuações dos grupos convidados, fazendo votos de que o projeto possa contar com presença deles noutros eventos.

Os contributos de alunos e professores da Escola Secundária D. Manuel Martins e dos quase 40 formadores voluntários do projeto “De Mãos Dadas” também não foram esquecidos, além, obviamente da participação dos cerca de 200 seniores nas atividades promovidas.