O Há Festa no Parque, evento da Câmara Municipal que assinala o Dia Mundial do Ambiente e o Dia da Criança, realiza-se a 5 de junho com várias mudanças em relação ao modelo habitual, como resposta às exigências sanitárias.


Após um ano de ausência devido à pandemia, o Há Festa no Parque está de volta ao Jardim do Bonfim, num formato mais reduzido e adaptado à contingência sanitária, com os eventos por reserva e lugares marcados e com controlo no acesso e na circulação para garantia de distanciamento físico entre os participantes.

Exposições, workshops, espetáculos de teatro e música para a família e um peddy paper a pé, de bicicleta ou de trotinete compõem o programa desta edição, que, ao invés dos habituais dois dias de evento, terá apenas um, a 5 de junho, sem os aparelhos de divertimentos para os mais novos.

De forma a que a segurança das pessoas não fique comprometida, a participação em todas as atividades carece de inscrição prévia e obrigatória através do endereço de correio eletrónico digepe@mun-setubal.pt.

Às 11h00 e às 15h00, a Radar 360º – Artes de Rua e Circo Contemporâneo leva à cena, ao longo de 45 minutos, uma peça dirigida a crianças com mais de 3 anos.

“Pequena CircOOnferência”, dirigida e interpretada por António Franco de Oliveira, flui entre o rigor histórico do Circo Europeu e a dimensão onírica de um historiador que aspira ser um artista circense.

Às 12h00, a Orquestra de Violinos do Conservatório Regional de Setúbal interpreta “Os Paganinos”.

De tarde, às 15h30, às 16h30 e às 17h30, a Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi marca presença no evento com apontamentos musicais.

Às 17h00, é a vez do Teatro Só apresentar “Sorriso”, peça de teatro poético sobre o amor que perdura na velhice, com a duração de 30 minutos, encenada por Sérgio Fernando, que integra o elenco ao lado de Ana Gabriel.

Da programação do Há Festa no Parque destaca-se, igualmente, a instalação participativa “A.BRAÇO.TE”, promovida por Paula Moita.

A artista convida a comunidade e associações a construir braços enormes. Para isso, os interessados devem tricotar um pedaço de manga em malha com 25 centímetros de largura, que será posteriormente cosido a uma camisola gigante, e entregá-lo na Casa da Cultura até ao dia 30 de maio.

“Riscos: aprender e evitar”, no Espaço “Riscos associados às alterações climáticas” é o tema de uma exposição realizada no âmbito de uma candidatura do município ao PO SEUR, que inclui, às 18h00, o lançamento do “Roteiro das Alterações Climáticas”.

Na edição deste ano, o certame conta também com um espaço dedicado ao Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais, com exposição sobre o projeto financiado ao abrigo do PorLisboa 2020, animação do livro e da leitura pelo serviço educativo da Casa d’Avenida, às 10h00, e aula aberta para famílias pela Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, às 14h00.

O Há Festa no Parque, interrompido apenas no ano passado devido aos constrangimentos da pandemia, constitui-se como um evento privilegiado de promoção do trabalho dinamizado pelo município setubalense e por outras instituições do território na área da educação.

É, igualmente, um evento valorizador dos princípios da Carta das Cidades Educadoras da escola, das aprendizagens e das ações desenvolvidas por alunos, docentes, educadores, pais e encarregados de educação.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril