“Esta é uma festa que olha para o Sado, um local de encontros, alegria e de solidariedade” sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, no dia 26, à tarde, na apresentação da 11.ª Festanima, realizada no auditório da Junta de Freguesia de S. Sebastião.

A festa “do maior território do concelho”, este ano agendada no calendário um pouco mais tarde do que o habitual, conta, afirmou a autarca, com o “contributo fundamental de associações e de coletividades para o seu sucesso, êxito que é renovado a cada ano que passa”.

A 11.ª Festanima, a decorrer nas Escarpas de Santos Nicolau, num espaço localizado na Avenida Belo Horizonte, é organizada pela Associação de Festas Populares de S. Sebastião, com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de S. Sebastião.

A animação musical está garantida em todos os dias das festividades, sempre com início às 21h00, assim como as tasquinhas gastronómicas exploradas por dez coletividades daquela freguesia que integram o evento e com alguns divertimentos, stands institucionais e artesanato.

Na noite de abertura do evento, no dia 30, com inauguração oficial agendada para as 20h00, na sede do Núclo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, sobe ao palco da 11.ª Festanima o duo musical “Jotas”, enquanto no dia seguinte a animação conta com danças de salão e uma atuação da Actual Band.

Nos primeiros dias de setembro, o Duo T/S e o Grupo Coral Alentejano “Os Amigos do Independente” dão música a 1, André Patrão e Quim Gouveia a 2 e Hélder Cardoso e Belito Campos atuam no dia 3, seguindo-se um espetáculo com um grupo de sevilhanas e um concerto com Jorge Nice a 4.

A noite de 5 de setembro é dedicada ao fado, com a participação de Deolinda de Jesus, Sara Margarida, Carla Lança e Inês Pereira, fadistas acompanhados à guitarra por Carlos Casalão e à viola por Carlos Pinto, enquanto a 6 há uma cegada e uma atuação de André Gomes.

Para as duas últimas noites estão reservados espetáculos com Os Massacotes e Cláudio Nunes, a 7, e João Carlos, Sara Margarida e Susana Almeida, a 8, encerrando a 11.ª Festanima, que funciona de domingo a quinta-feira das 19h00 às 24h00, e às sextas-feiras e sábados com horário prolongado até às 02h00.

“Esta é uma festa que já está muito enraizada na tradição da freguesia e na cidade”, sublinhou o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, vincando, igualmente, que é com a realização este tipo de “manifestações culturais ajudam a acreditar num futuro melhor” para Setúbal.

Já a presidente da Associação de Festas de S. Sebastião, Madalena Lopes, acredita que, apesar das dificuldade e do curto orçamento, no montante de 17 mil euros, a “11.ª Festanima mantém a qualidade de outras edições e renova a aposta nas gastronomia e na animação musical com um alargado leque de artistas”.

Devido à realização desta festa, a Avenida Belo Horizonte está encerrada à circulação automóvel, no troço compreendido entre as ruas Dr. José Barros de Vasconcelos e Diogo Fernandes Pereira, até 8 de setembro.

Durante o corte da circulação rodoviária, em vigor desde dia 26, os automobilistas devem utilizar as ruas Dr. José Leite de Vasconcelos e D. Pedro Fernandes Sardinha, assim como a Avenida D. Manuel I.

 

Documentos Relacionados