Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia - círio de regresso a Setúbal

Cerca de 170 embarcações de pesca e de recreio engalanadas participaram no círio fluvial de encerramento das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, que, dia 13, à tarde, trouxe a imagem da santa padroeira dos pescadores de regresso a Setúbal.


O círio, recebido por centenas de pessoas ao longo da zona ribeirinha de Setúbal, foi o momento alto da tradicional festa de fé e de convívio da comunidade piscatória setubalense, realizada entre os dias 11 e 13.

“Tivemos um feedback muito positivo. As pessoas dizem que este foi um dos cortejos mais bonitos e mais bem organizados de sempre”, congratula-se Armando Oliveira, presidente da comissão das festas, organizadas com o apoio, entre outros, da Câmara Municipal de Setúbal.

A imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia, transportada pela embarcação “Filipe e Pedro”, num cortejo que contou com a participação da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, regressou a Setúbal ao fim de três dias de festividades, as quais levaram perto de nove centenas de pessoas a acampar na Caldeira.

Depois de três dias de tríduo na Igreja de S. Sebastião, em Setúbal, a 8, 9 e 10, os participantes rumaram a Troia, a 11, para um convívio entre famílias, onde decorreram celebrações religiosas, divertimentos e bailes.

A embarcação “Ana Fernandes” venceu o concurso de barcos engalanados na categoria “sem mastro”, e “O Nabo” foi o vencedor das embarcações “com mastro”.

 

Documentos Relacionados