Mais de uma centena de expositores marcou presença ao longo dos quatro dias da 26.ª edição das festividades organizadas pela Junta de Freguesia de Azeitão e apoiadas pela Câmara Municipal de Setúbal, com milhares de pessoas a usufruir dos momentos de animação proporcionados.

“Esta edição voltou a superar todas as expectativas. As ruas de Vila Nogueira de Azeitão estiveram sempre cheias e com animação fora de horas”, sublinhou a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, ao afirmar que esta “é a festa mais forte” do território azeitonense.

A abertura do certame, no dia 2, com a habitual cerimónia de hastear da bandeira e desfile da banda da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do vice-presidente da Autarquia, André Martins.

Destaque, na noite de inauguração das festividades, para a atuação do tenor Carlos Guilherme, com acompanhamento da banda da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense. “O tenor ficou encantado com o certame e com o carinho manifestado pelo público”, vincou Celestina Neves.

A primeira noite da 26.ª edição das Festas da Arrábida e Azeitão contou ainda com a atuação do artista setubalense Jorge Nice, num espetáculo que incluiu um pequeno apontamento com o ator Gonçalo Diniz, atualmente a destacar-se pelo papel de Joni na telenovela da SIC “Mar Salgado”, rodada, principalmente, em Setúbal.

No dia 3, a animação do recinto instalado no rossio de Vila Nogueira contou com uma exibição de danças de salão pelo Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão, um espetáculo de fados com Teresinha Landeiro, Inês Pereira e Sara Margarida e ainda um baile com Nélio Marques.

A celebração de uma missa na Igreja de S. Lourenço, no dia 4, à tarde, antecedeu a partida do tradicional círio em honra de Nossa Senhora da Arrábida, num cortejo religioso acompanhado por cavaleiros, charretes e outros veículos ornamentados entre Vila Nogueira de Azeitão e o Convento da Arrábida.

“Um espetáculo lindíssimo que perpetua a tradição e um dos momentos mais aguardados das festas, com milhares de pessoas nas ruas a assistir”, enalteceu Celestina Neves, ao destacar, igualmente, o regresso do cortejo a Vila Nogueira, no dia 5, como um dos pontos altos das festividades.

O programa de dia 4, “por tradição o dia mais forte do certame”, realçou a autarca, contou com desfiles das marchas populares do Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão e da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, uma atuação de Rui Drumond e um baile a cargo da Sociedade Filarmónica Providência.

“A festa é o resultado de muitos dias de trabalho, que acaba por ser reconfortante porque sentimos que as coisas correm bem e que o público e os comerciantes tiraram o melhor proveito das festividades”, afirmou Celestina Neves, para reforçar que este é um certame “praticamente autossustentável”.  

O último dia das Festas da Arrábida e Azeitão, a 5, incluiu um peddy paper organizado pelo Grupo de Escoteiros 231, um concerto de hip hop com o grupo UP12Crew, uma atuação com a Orquestra Bohemia da Sociedade Filarmónica Providência e um baile por Manuel Marques.