As festas anuais da comunidade piscatória setubalense, organizadas por uma comissão própria, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, entre outras entidades, são antecedidas de um tríduo em honra de Nossa Senhora do Rosário de Troia, nos dias 8, 9 e 10, às 21h30, na Igreja de São Sebastião, em Setúbal.

Os festejos começam a 11, com uma alvorada em Setúbal, às 08h00, e, da parte da tarde, com início às 15h00, decorre uma missa por alma dos marítimos falecidos, na Igreja de São Sebastião.

Às 15h50, a procissão sai da igreja para transporte fluvial da imagem da Senhora do Rosário para a capela na Península de Troia, acompanhada pela música das bandas da Sociedade Musical Capricho Setubalense e da Charanga de Sarilhos Grandes.

A fechar o primeiro dia de festa, às 21h30, já em Troia, onde os participantes permanecem no acampamento na Caldeira até 13 de agosto, realiza-se a tradicional procissão de velas pela praia, a que se segue um baile e arraial animado pelo conjunto Alfa Trio.

A 12, uma alvorada às 8h00 marca o início do segundo dia de festa, que conta com uma missa, às 10h30, seguida de nova procissão pelo areal, acompanhada pela Banda Musical Charanga de Sarilhos Grandes.

A partir das 15h00, estão previstos divertimentos na praia, que incluem um baile com música pela acordeonista Nicole Viviane. Às 17h00 decorre o concurso de barcos engalanados.

À noite, às 22h00, é a vez de João Carlos animar o arraial e o baile na praia, enquanto à meia-noite há um espetáculo de fogo de artifício.

O dia 13, de encerramento das festividades de Nossa Senhora do Rosário de Troia, começa com uma missa por alma dos marítimos falecidos e seus familiares, às 10h00. A partir das 11h00, há divertimentos na praia e, às 11h30, são entregues os prémios aos vencedores do concurso de barcos engalanados.

O retorno de Troia a Setúbal, em círio com dezenas de embarcações engalanadas, com partida prevista para as 16h30, constitui o ponto alto das festividades em honra dos marítimos.