“Este projeto não se resume a tasquinhas gastronómicas e a música. Uma componente importante é o objetivo de mostrar as atividades do movimento associativo”, sublinhou o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, na apresentação do programa, na Casa da Baía – Centro de Promoção Turística.

O evento, entre 24 de junho e 9 de julho, é uma organização da junta de freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, “mas é também uma parceria muito forte com as associações. Elas fazem o Fest’Asso. Aliás, essa é uma marca da junta de freguesia. Não faz nada sozinha, nem apenas para ela própria. Trabalha sempre com todos e para todos”, frisou o autarca.

O Fest’Asso conta com o envolvimento de mais de duas dezenas de coletividades com presença na União das Freguesias de Setúbal.

As oito tasquinhas gastronómicas instaladas no recinto são geridas faseadamente. No total, 16 coletividades vão ocupar as tasquinhas, repartindo-se a gestão dos espaços por oito associações na primeira semana e outras oito na segunda semana do evento.

À margem da oferta comensal, o Fest’Asso inclui demonstrações diárias das atividades desenvolvidas pelas coletividades, com tónica no desporto, como futsal, ténis de mesa e ginástica, mas que também incluem manifestações culturais, como marchas populares.

“Esta riqueza não pode ser desperdiçada”, sublinhou a vereadora das Atividades Económicas da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, salientando, ainda, “o programa muito rico, muito completo e muito ambicioso” do certame.

O evento, reforçou a autarca, é um motivo de orgulho para o concelho, uma vez que “a festa popular é também um espelho da identidade local, além de que o envolvimento do movimento associativo, com um conhecimento profundo do que se faz localmente e da maneira de sentir das pessoas, permite uma festividade cada vez melhor”.

Todos os dias, entre as 19h00 e as 21h00, na área do Fest’Asso instalada no Largo José Afonso, há demonstrações de atividades pelo movimento associativo e eventos abertos à população em geral.

Dia 24, há patinagem, pela Casa do Pessoal da Secil, segue-se, a 25, ginástica, pelo Vitória Futebol Clube, a 26, hóquei em patins, pelo Clube Naval Setubalense, a 27, futsal, pela Academia Estrelas Futsal de Setúbal, e, a 29, patinagem artística, novamente com o Clube Naval Setubalense.

O râguebi do Vitória Futebol Clube marca presença no dia 30, seguindo-se, a 4 de julho, marchas populares, pela ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, a 5, futebol feminino, pela Escola de Futebol Feminino de Setúbal, a 6, ténis de mesa com o Clube de Ténis de Mesa de Setúbal, a 7, basquetebol com o Scalipus Clube de Setúbal e, por fim, a 8, zumba, pela Associação de Moradores do Casal das Figueiras.

A música ao vivo, sempre com início às 21h30, abre no dia 24 com Deolinda de Jesus e Quarteto. A encerrar a noite de estreia do certame a música fica a cargo de Marco António.

Os Cantares do Sado sobem ao palco no dia 25, enquanto que os Irmãos Cabanas atuam a 26.

Jorge Nice brilha na noite de 27, reservando a de 28 a atuação de Klássicos.

Toy, seguido de João Roza, atua a 29, Fiesta Lusa, a 30, e Susana Martins e Fátima Dias, a 1 de julho.

Os Alcorrazes dão um concerto no dia 2 e André Patrão, a 3.

A música fica entregue a Nuggyland no dia 5, com Luís Rosa a animar o serão de 6 de julho.

No dia 7 atuam Luís Portela e João Tendeiro, a 8, Joana Negrão e Abel Paulo, e, a fechar o Fest’Asso, a 9, Castro & Salgueiro.

“Esta é uma festa popular, é certo, mas com clara capacidade para atrair e cativar os visitantes que não são de Setúbal”, realçou Carla Guerreiro.

A quarta edição do Fest’Asso representa um investimento na ordem dos 25 mil euros, com a junta de freguesia a suportar 15 mil euros e, “o restante, a cargo de receita própria”, explicou Rui Canas.

O certame, com quatro anos de existência, dá continuidade a projetos anteriores à união de freguesias, a SetFesta e S. Julião em Festa, ambos destinados a apoiar o movimento associativo.

“O Fest’Asso é uma grande aposta do atual executivo da junta de freguesia. Dá seguimento e reforça coisas boas que vinham de trás”, enalteceu Rui Canas.

Atualmente, na União das Freguesias de Setúbal, existem 113 clubes, coletividades ou outras associações.