Na sessão solene de inauguração do evento, que decorreu na sede do Grupo Desportivo Os Amarelos, o vereador Ricardo Oliveira destacou a capacidade das coletividades para se organizarem em torno de um objetivo que resulta em mais uma edição do evento que proporciona dez dias de animação com música e gastronomia.

O autarca agradeceu ao movimento associativo que “todos os dias desenvolve e transforma a cidade” e sem o qual “Setúbal não seria uma cidade participada”.

A Festanima é organizada pela Associação de Festas Populares de São Sebastião, que traduz a organização das coletividades da freguesia, contando com as parcerias da Junta de Freguesia local e da Câmara Municipal de Setúbal.

Para o presidente da junta, Nuno Costa, “não há nada mais popular do que uma festa organizada pelo movimento associativo, inaugurada a partir da sede de uma coletividade, com uma banda filarmónica a percorrer as ruas do bairro”.

O autarca sublinha que a Festanima “não é só diversão”, pois quem visita o evento está também a “apoiar as atividades de cultura e desporto que as coletividades desenvolvem durante o ano inteiro”.

Gastronomia, música, bailes e um espetáculo de fogo de artifício animam o certame num local com vista privilegiada para observação do Sado e da cidade, em que a gastronomia assume particular destaque.

O movimento associativo local explora tasquinhas nas quais é possível degustar petiscos como carnes grelhadas no carvão, enchidos, choco frito e mariscos diversificados, bem como áreas expositivas com pintura, nomeadamente ao vivo, artesanato e flores.

A 16.ª Festanima, a funcionar a partir das 18h00, com encerramento às 24h00 de domingo a quinta-feira e à 01h00 às sextas e sábados, incluiu, no dia 6, além da sessão solene seguida de cortejo até ao recinto da festa pela Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e pela marcha do Bairro Santos Nicolau, a atuação de Ricardo Savedra e um baile com João Carlos.

De salientar que, ainda antes do cortejo, o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião convidou os presentes a degustar o Bocagiano, um novo pastel de chocolate e laranja que aquela autarquia lança no próximo fim de semana, na Festanima.

Carlos Montenegro, no sábado, e uma noite de sevilhanas e um apontamento de percussão pelo Grupo Santiago Oludum, no domingo, completaram o programa de fim de semana nas Escarpas de Santos Nicolau.

O programa prossegue dia 9 com zumba, às 20h30, e baile com Star Band, 21h30. A 10, o Rancho Infantil do Poceirão sobe ao palco às 20h30 e a noite fecha com baile por Luís Rosa, com início agendado para às 21h30.

A quarta-feira, dia 11, reserva uma atuação das Vozes do Fado Rio Azul, em que participam os cantores e as cantoras Susana Martins, Sara Margarida, Ramiro Costa, Maria Caetano, Maria do Céu Freitas, Eugénio Almeida, Inês Pereira, Carla Lança, Joana Lança e Nuno Rocha, acompanhados por Manuel Casalão, na guitarra, e Carlos Pinto, viola.

Um concurso de karaoke abre a noite de dia 12, às 20h30, para depois, às 22h00, subir ao palco das festas o cantor Toy. O baile, às 23h00, está a cargo de Alfa Trio.

Na sexta-feira, dia 13, realiza-se a final do concurso de karaoke, às 20h30, que antecede, às 23h00, um concerto da Banda Contraponto.

Uma atuação de Ana Rita, às 21h30, e um baile com Helder Cardoso, às 23h00, decorrem no dia 14, sábado, enquanto no domingo, dia de encerramento da 16.ª Festanima, inclui, às 21h30, um concerto de Paulo Ribeiro e, às 24h00 em ponto, um espetáculo de fogo de artifício.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril