Exib Música - Gala de Abertura

Os eventos setubalenses EXIB Música – Expo Ibero-americana de Música e Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo estão nomeados para os Iberian Festival Awards, com votações a decorrer até 7 de janeiro pela internet.


A associação espanhola EXIB Música – Expo Ibero-americana de Música escolheu Setúbal para a realização da quinta edição da Expo da Música Ibero-americana, que, nos dias 13, 14 e 15 de junho, juntou mais de uma centena de músicos de vários países em mais de duas dezenas de concertos gratuitos.

O evento incluiu, igualmente, a primeira edição do Prémio da Música Ibero-Americana numa cerimónia que homenageou José Afonso e Mercedes Sosa e um encontro sobre Gestão Musical e a Cidade.

O EXIB Música, organizado em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, é um dos 14 nomeados para a categoria “Best Pro Event” (Melhor Evento Profissional) dos Iberian Festival Awards.

Em quinta edição, estes prémios pretendem reconhecer os melhores eventos realizados em Portugal e Espanha em 25 categorias, abrangendo o melhor cartaz, o melhor concerto, o melhor festival de grande, de média e de pequena dimensão, a cobertura mediática, as infraestruturas ou a sustentabilidade.

Já a primeira edição do Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo deu cartas na cidade entre os dias 10 e 20 de outubro, com o evento a ser também nomeado para os Iberian Festival Awards, na categoria de “Best Non-Music Festival” (Melhor Festival Não Musical), juntamente com mais 15 eventos de Portugal e Espanha.

O Film Fest, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com a Associação Festroia e a 50 Cuts – Associação Cinematográfica, recuperou o formato original do cine-concerto, com a exibição de filmes, acompanhados musicalmente por artistas que atuaram ao vivo perante o público, reinventando bandas sonoras inéditas.

Nomes como Tó Trips, Noiserv, La Negra, Norberto Lobo, Gonçalo Simões, MODS Collective, Coro Setúbal Voz, Jorge Moniz e Mário Delegado deram corpo a bandas sonoras que transformaram o cinema mudo de realizadores conceituados como Rino Lupo, Germaine Dulac, Buster Keaton, Dziga Verto ou Lois Weber.

As votações estão abertas online até dia 7 de janeiro  e têm regras. Cada pessoa só pode votar uma vez e tem de eleger o preferido em cada categoria. Todas as informações aqui.

Os resultados são conhecidos a 14 de março de 2020, no Grande Auditório FIL, em Lisboa, durante a 9.ª edição do Talkfest, fórum dedicado exclusivamente à discussão sobre o panorama dos festivais de música portugueses.