O certame, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio da Lallemand e Makro, coloca a ostra ainda mais em evidência nos menus de duas dezenas de restaurantes, num festival de gastronomia que decorre ao longo de 17 dias.

Coube à chef Sandra Faia, da Escola Técnica e Profissional da Moita, partilhar com um grupo entusiasta da culinária um conjunto de segredos e sugestões que fazem com que as experiências gastronómicas com ostras ganhem um sabor muito mais requintado.

A chef, apesar de acompanhada de alguns alunos da escola técnica moitense, deu a oportunidade de o público experimentar muitas das técnicas que aplicou na confeção dos diferentes pratos de ostra realizada durante a manhã no Moinho de Maré da Mourisca.

A iniciativa, que contou com o apoio da Docapesca, foi concretizada exclusivamente com ostras produzidas na Reserva Natural do Estuário do Sado, onde se localiza o moinho de maré setubalense.

Sandra Faia apresentou um conjunto de receitas simples, fáceis de fazer em casa, e que incluíram técnicas menos conhecidas, como a produção de espuma de acompanhamento, feita a partir da própria água da ostra.

O Festival da Ostra reserva para o dia de encerramento, 5 de novembro, nova sessão gastronómica, desta feita, às 18h00, na Casa da Baía, com o chef Mikael Moreira, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

As inscrições para a iniciativa devem ser feitas até dia 2, através do telefone 265 545 010 ou do endereço turismo.setubal@mun-setubal.pt.

O Festival da Ostra está incluído num conjunto de certames gastronómicos que a Câmara Municipal de Setúbal desenvolve ao longo do ano de promoção dos produtos regionais e de contributo para a dinamização da restauração local.