A Antena - abertura da segunda edição do Film Fest - 2020

O filme “A Antena”, de Esteban Sapir, musicado ao vivo por Miso Music – Orquestra de Altifalantes, abriu no dia 9, no Fórum Luísa Todi, a segunda edição do Film Fest, a decorrer até 18 de outubro.


Cinema, cine-concertos e workshops são atrativos do evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com diversos apoios e parcerias, que partilha o prazer de assistir a filmes musicados no momento em sessões para todos os públicos a realizar no Fórum Municipal Luísa Todi, no Cinema Charlot – Auditório Municipal e na Casa da Cultura.

O Film Fest recupera o formato dos cine-concertos com a exibição de filmes clássicos e cinema de autor, com a particularidade de serem acompanhados por músicos em atuações ao vivo, reinventando bandas sonoras de forma singular.

“A Antena”, filme de Esteban Sapir, abriu a segunda edição do evento, numa sessão realizada no dia 9 de outubro à noite, no Fórum Luísa Todi, musicada ao vivo por Miso Music – Orquestra de Altifalantes e que contou com a presença do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.

O autarca deu as boas-vindas à segunda edição do Film Fest, um certame que “dá continuidade aos objetivos de exibir filmes restaurados, inéditos ou desconhecidos do público, com música ao vivo”.

Pedro Pina agradeceu a presença na sessão de abertura do Film Fest da diretora do Departamento Cultural da Embaixada da Alemanha, Gerhild Steinhauer, e o apoio prestado pela representação diplomática ao patrocinar as cópias dos filmes alemães em exibição no Film Fest.

O evento incluiu ainda no primeiro fim de semana as exibições de “A Caverna da Mulher-Aranha”, de Dan Duyu, com música por Bruno Teixeira, no dia 10, e “Nosferatu, o Vampiro”, de Friedrich Murnau, musicado por Caterina Palazzi, a 11, ambos no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

A programação prossegue a 15 de outubro, às 21h30 no Charlot, com “A Princesa das Ostras”, de Ernst Lubitsch, com música a cargo do Trio de Jazz, composto por Luís Martins, Luís Barrigas e Jorge Moniz.

No dia 16, o Fórum Municipal Luísa Todi partilha o filme “Filibus”, de Mario Roncoroni, em sessão com início às 21h30 com acompanhamento musical de Gonçalo Simões, Josefina Alcaide e Pedro Carvalho.

Segue-se, a 17, às 16h00, novamente no Charlot, o ciclo Maya Deren, com a exibição das curtas-metragens “Meshes of the Afternoon”, “At Land” e “Ritual in Transfigured Time”. A música está a cargo de Saturnia.

O Film Fest termina no domingo, dia 18, às 16h00, no Luísa Todi, com “Piratas e Sereias, Ostras e Baleias”, que inclui as animações “Lillte Boat”, Fisher”, “Mal de Terre”, “La Boîte de Sardines” e “The Legend of the Crabe Phare”. A música é dos Space Ensemble.

Além de sessões cinematográficas musicadas ao vivo, o certame contou com o workshop “Os misturadores de Som”, no dia 10, na Casa da Cultura.

Os bilhetes para as sessões da segunda edição do Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo custam cinco euros. As entradas ficam por quatro euros para menores de 25 e maiores de 65 anos.

Está ainda disponível um passe, por trinta euros para assistir a todas as sessões. A sessão “Piratas e Sereias, Ostras e Baleias” tem entradas gratuitas para menores de 10 anos.

O programa completo e detalhado deste festival de cinema musicado ao vivo pode ser consultado na página oficial do evento, disponível em www.festivalfilmfest.com.