Pedro Abrunhosa | Festival Internacional de Música de Setúbal 2022

Concertos de Pedro Abrunhosa, Paco Peña e Voces Caelestes & Mãos que Cantam foram destaques, a 20, 21 e 22 de maio, do Festival Internacional de Música de Setúbal, evento a decorrer em vários espaços e equipamentos da cidade até dia 29.


O programa de concertos desta edição comemorativa de dez anos do Festival Internacional de Música de Setúbal, organizado pela associação A7M, com financiamento da Câmara Municipal e do The Helen Hamlyn Trust, começou na noite de 20 de maio, no Fórum Municipal Luísa Todi, com um espetáculo de Pedro Abrunhosa.

Neste regresso à cidade sadina, o músico português esteve na principal sala de espetáculos setubalense para um concerto de partilha de emoções acompanhado do Coral Infantil de Setúbal, dirigido pelo maestro Nuno Batalha.

Na tarde de 21, na Igreja do Convento de Setúbal, o certame proporcionou uma viagem pela música barroca, com obras de Bach, Vivaldi, Handel, Pachelbel, Kuhnau e Lotti,

No concerto “Esplendores do Barroco” estiveram os grupos Mãos que Cantam, coro formado por elementos surdos, e Voces Caelestes, com a Orquestra de Violinos do Conservatório Regional de Setúbal Os Paganinus.

À noite, também a 21, o compasso do Festival Internacional de Música de Setúbal mudou de ritmo em concerto de Paco Peña, realizado no Fórum Municipal Luísa Todi, para partilhar a arte flamenca.

Em palco, o guitarrista espanhol conduziu o concerto de flamenco na companhia dos Flamenquitos de Sant’Iago e do Coro da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.

No dia 22, o festival este ano com o tema “Vida e Celebração!”, reservou mais três espetáculos musicais distintos.

No Luísa Todi, em duas sessões matinais, ouviu-se “Cantar a Vida | Escrita de Canções”, com onze temas, com letras e músicas originais, compostas com o envolvimento de mais de duas centenas de alunos de escolas do município.

O espetáculo com direção de Carlos Garrote, contou com as participações de Marcus Nabuco, na guitarra elétrica, Ariel Rodriguez, em piano e teclado, e Ale Damasceno, na bateria, e do Coral Infantil de Setúbal, dirigido pelo maestro Nuno Batalha.

A interpretação do clássico intemporal do compositor Georg Händel “Hallelujah”, por Henk van Twillert e o ensemble português de saxofones “Vento do Norte”, foi um dos momentos altos do concerto da tarde de 22, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

No espetáculo, com a participação de alunos de saxofone dos conservatórios regionais de Setúbal e de Palmela, foram ainda interpretados temas de Felix Bartholdy, Astor Piazzolla, Leonard Bernstein, Ennio Morricone, Johann Bach e Frederico de Brito.

O concerto “Nesse Impossível Jardim”, dinamizado por Pedro Condinho, com direção musical pelo maestro Miguel Conceição, encerrou, à noite, o programa de dia 22 do Festival Internacional de Música de Setúbal.

Em palco neste “jardim musical” estiveram o Ensemble Juvenil de Setúbal e o Coral Infantil de Setúbal, dirigido pelo maestro Nuno Batalha, com a participação especial da APPACDM de Setúbal.

O festival de música começou a 20 de maio, ao final da manhã, com o tradicional desfile de percussão, este ano “Ao Ritmo da Vida”, com a participação de meio milhar de crianças e jovens de oito escolas do concelho.

No dia 21, no Forte de Albarquel, foi inaugurada uma exposição que faz uma retrospetiva da história do evento em cinco dezenas de fotografias captadas nas edições anteriores do festival desde o primeiro ano em que se realizou, em 2011.

Na noite de dia 24, Julian Joseph e o Coro do Conservatório Regional de Setúbal apresentaram o espetáculo intitulado “Imagens Prismáticas”, no Fórum Municipal Luísa Todi.

A décima edição do Festival Internacional de Música de Setúbal, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, reserva ainda, até dia 29, um programa de atividades com mais de uma dezena de concertos.

A 26, às 21h00, a setubalense Cátia Oliveira, com o projeto musical A Garota Não, sobe ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi na companhia da Orquestra Ligeira do Conservatório Regional de Palmela.

Marcelo Bratke traz a Setúbal, a 27, a performance “Convite à Viagem” para despertar vários sentidos, com as participações do ator Marco Gambino e do Conservatório Regional de Setúbal, e um filme de Mariannita Luzzati.

A 28, o destaque vai para o “Fado Sinfónico” de Cuca Roseta, que se apresenta na companhia da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dos coros dos conservatórios regionais de Setúbal e Palmela e da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.

Os espetáculos de Marcelo Bratke e de Cuca Roseta realizam-se no Fórum Municipal Luísa Todi, ambos com início às 21h00.

O trabalho desenvolvido com a comunidade local, nomeadamente pelas escolas de música, potencia vivências e experiências musicais no processo de crescimento e desenvolvimento de jovens, alguns com necessidades educativas especiais.

A edição 2022 do Festival Internacional de Música de Setúbal, com os apoios do banco BPI, da Fundação “La Caixa” e da Delta Cafés, vai ter bilhetes à venda na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi e na Bilheteira Online.

A edição 2022 do Festival Internacional de Música de Setúbal, com informações e programa detalhado em aqui, tem bilhetes à venda na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi e na Bilheteira Online.

As reservas de bilhetes, a par de mais informações sobre o festival, podem ser obtidas pelos contactos de telefone 265 522 127 e de correio eletrónico bilheteira.fmlt@mun-setubal.pt.

 

Documentos Relacionados