O certame, a decorrer desde 15 de agosto, organizado pelas empresas Super Bock e EV – Essência do Vinho, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, regista cerca de um milhar de visitantes por dia, entre moradores locais, mas também pessoas de outras zonas do País e estrangeiros.

Sérgio Alves, morador em Oeiras, após ler uma notícia sobre o festival num jornal nacional, prontamente decidiu partir, acompanhado pela mulher, “à descoberta, para ver do que se tratava”, encontrando um ambiente que qualificou como um “verdadeiro convite ao convívio”.

A mesma opinião expressou Tiago Viana, residente em Setúbal, que destacou o conceito da festa que decorre num “ambiente intimista, mais seletivo” e diferente das tradicionais festas de verão.

O “preço razoável” dos pratos e poder assistir a sessões de cozinha ao vivo, como a que aconteceu no dia 17, conduzida pelo chef Rodrigo Menezes, são motivos complementares que valorizam o certame, onde “se come muito bem” e há igualmente oportunidade de aprender a confecionar alguns dos pitéus disponíveis, frisou o visitante setubalense.

As próximas sessões de show cooking decorrem no dia 22, por Bruno Antunes, a 23 por Rodrigo Menezes, a 24 por Sónia Carocha, e a 25 por Fábio Bernardino, com início às 21h00.

O festival dispõe ainda de apontamentos musicais. Depois das atuações de João Coutinho e Rita Rice, no dia 15, e dos What, a 16, seguem-se os concertos de Laura Ferreira, no dia 24, e de Kal Robson, no dia 25 pelas 22h00.

Os petiscos do festival são confecionados pelos quatro restaurantes setubalenses presentes no certame, Beira-Mar, Martróia, Novo 10 e Rius, servidos num ambiente composto por mesas à meia-luz e espaços com sofás e iluminação que proporcionam momentos de descontração, com música ambiente.

A proposta do Beira-Mar, que constitui igualmente o menu mais pedido pelos visitantes, consiste numa mista de marisco que inclui uma sapateira, navalhas, amêijoas e camarões, o que “permite provar um pouco de tudo”, aponta Dimitrio Andronaty, funcionário deste restaurante.

No Rius o camarão à alhinho e a feijoada de gambas são os pitéus mais pedidos, pratos que “surpreendem” os visitantes, “tanto pelo preço low-cost, como por serem servidos num ambiente cativante”, frisou a gerente deste estabelecimento, Céu Sales.

No recinto há igualmente quatro pontos de venda de cerveja, incluindo os novos sabores artesanais, uma área de expositores e um auditório no qual decorrem as sessões de cozinha ao vivo e os apontamentos musicais.

A iniciativa, a funcionar no horário das 18h00 às 24h00, integra o roteiro “Super Gastronómicos”, evento de âmbito nacional com iniciativas temáticas também em Lisboa, no Porto e no Funchal.

As entradas para o “Marisco no Largo – Viva o Marisco & Cerveja” custam 2,5 euros, com a oferta de uma bebida.