18° Muito nublado
A Antena | Film Fest 2020

Cinema, cine-concertos e workshops são atrativos da segunda edição do Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo, certame a decorrer entre 9 e 18 de outubro, em vários espaços e equipamentos culturais de Setúbal.


O certame organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com diversos apoios e parcerias, partilha o prazer de assistir filmes musicados no momento em sessões para todos os públicos a realizar no Fórum Municipal Luísa Todi, no Cinema Charlot – Auditório Municipal e na Casa da Cultura.

O evento recupera o formato dos cine-concertos com a exibição de filmes clássicos e cinema de autor, com a particularidade de serem acompanhados por músicos em atuações ao vivo, reinventando bandas sonoras de forma singular.

“A Antena”, filme de Esteban Sapir, musicado ao vivo por Miso Music – Orquestra de Altifalantes, abre, a 9, às 21h30, no Fórum Luísa Todi, a segunda edição do Film Fest, evento que dá a conhecer autores desconhecidos ou esquecidos do público.

“A Caverna da Mulher-Aranha”, de Dan Duyu, com música por Bruno Teixeira, é exibido a 10, no Charlot, local que recebe, no dia seguinte, “Nosferatu, o Vampiro”, de Friedrich Murnau, com música a cargo de Caterina Palazzi, ambos com início às 21h30.

A programação prossegue a 15, igualmente às 21h30 no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com “A Princesa das Ostras”, de Ernst Lubitsch, com música a cargo do Trio de Jazz composto por Luís Martins, Luís Barrigas e Jorge Moniz.

A 16, o Fórum Municipal Luísa Todi partilha o filme “Filibus”, de Mario Roncoroni, em sessão com início às 21h30 com acompanhamento musical de Gonçalo Simões, Josefina Alcaide e Pedro Carvalho.

Segue-se, a 17, às 16h00, novamente no Charlot, o ciclo Maya Deren, com a exibição das curtas-metragens “Meshes of the Afternoon”, “At Land” e “Ritual in Transfigured Time”. A música está a cargo de Saturnia.

O Film Fest termina a 18, às 16h00, no Luísa Todi, com “Piratas e Sereias, Ostras e Baleias”, que inclui as animações “Lillte Boat”, Fisher”, “Mal de Terre”, “La Boîte de Sardines” e “The Legend of the Crabe Phare”. A música é dos Space Ensemble.

Além de sessões cinematográficas musicadas ao vivo, o certame conta com o workshop “Os misturadores de Som”, a 10, das 11h00 às 13h00, na Casa da Cultura, por 3 euros, para maiores de 7 anos. Inscrições pelo email casacultura@mun-setubal.pt.

Os bilhetes para as sessões da segunda edição do Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo custam 5 euros. As entradas ficam por 4 euros para menores de 25 anos e maiores de 65 anos.

Está ainda disponível um passe, por 20 euros, se adquirido até 30 de setembro, o qual fica por 30 euros, a partir de 1 de outubro. A sessão “Piratas e Sereias, Ostras e Baleias” tem entradas gratuitas para menores de 10 anos.

O programa completo e detalhado deste festival de cinema musicado ao vivo pode ser consultado na página oficial do evento, disponível aqui.