A atividade “Ostra do Sado a Património Gastronómico” contou com a presença do chef Luís Barradas, que dinamizou uma sessão de preparação de pratos à base do molusco, servido ao natural mas também com ingredientes naturais e locais, como algas e salicórnia.

As propostas gastronómicas foram degustadas pelas pessoas presentes, que puderam ainda assistir a uma apresentação da empresa setubalense de produção de ostras Neptuno Aquacultura, conduzida por Célia Rodrigues: A responsável fez uma retrospetiva histórica da ostra, com incidência na vertente biológica e na importância económica.

No âmbito deste festival gastronómico, a Casa da Baía dispõe ainda de uma exposição de peças artesanais concebidas com ostras, da artista By’Ana.

O mesmo espaço promove no último dia do certame, a 13 de outubro, às 18h00, uma mostra e degustação de receitas nas quais a ostra é o elemento principal, em que participam os chefs dos restaurantes Espaço Setúbal, Nova Boia e Tasca do Malão. Os interessados em participar nesta sessão, com o custo de cinco euros, devem inscrever-se até dia 11, na Casa da Baía ou pelo telefone 265 545 010.

Durante o Festival da Ostra, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, com os apoios da Lallemand e da Neptuno Aquacultura, 41 restaurantes do concelho apresentam pratos especiais nas ementas. Às tradicionais ostras ao natural, juntam-se propostas criativas de confeção desta iguaria setubalense.