A homenagem ao fundador do Festroia, pela mão do pintor italiano Renzo Fegatelli, também jornalista e crítico de cinema, antecede a entrega do Golfinho de Ouro de Carreira desta edição ao ator belga Jan Decleir.

O melhor da cinematografia da Bélgica da última década está em destaque no 29.º Festroia, certame que decorre até 16 de junho, com a exibição de mais de 170 filmes de 43 países, que incluem um ciclo dedicado ao amor com 14 longas-metragens europeias recentes.

“Hasta la Vista”, filme belga de Geoffrey Enthoven, abre, no Fórum Luísa Todi, o festival, com sessões ainda no Cinema Charlot – Auditório Municipal e na Casa da Cultura.

Em competição estão 15 filmes na Secção Oficial, produzidos em países como Finlândia, Noruega, Islândia e Chile. Destaque ainda para a coprodução Uruguai/Portugal “Darwin’s Corner”, a apresentar nas Primeiras Obras, e para os 21 documentários com temáticas atuais na secção O Homem e a Natureza.

Integradas na Mostra do Cinema Português estão as quatro curtas-metragens vencedoras do “Curtas Sadinas 2013”, concurso promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, patrocinador principal do certame cinematográfico.

Este ano, o Festroia oferece vinte bilhetes em cada sessão a pessoas em situação de desemprego, além das sessões infantis, à terça e quinta-feira, às 11h00, no Cinema Charlot, gratuitas para as escolas.

A programação do 29.º Festival Internacional de Cinema de Setúbal pode ser consultada em www.festroia.pt.