14° Céu limpo
EB n.º 2 de Santa Maria da Graça | instalação de novas coberturas

A Câmara Municipal investe mais de 136 mil euros na substituição de coberturas em fibrocimento em escolas do concelho, operação que finaliza a remoção destes materiais potencialmente perigosos em estabelecimentos de ensino da responsabilidade do município.


A intervenção, integrada num conjunto de ações idênticas que têm vindo a ser concretizadas pela autarquia, está a decorrer desde o dia 22 de fevereiro com a reabilitação da cobertura da Escola Básica n.º 2 de Santa Maria.

Neste estabelecimento de ensino, a Câmara Municipal está a promover a remoção das antigas coberturas em fibrocimento, substituindo-as por chapas de painel sandwich de policarbonato, com a parte superior em cor de telha de barro a fim de evitar o reflexo e encadeamento nos imóveis circundantes.

Este investimento, realizado com apoio de fundos comunitários, após a autarquia ter apresentado candidaturas específicas para este tipo de trabalhos, contempla, nos casos necessários, a construção de estruturas de suporte para as coberturas, assim como trabalhos vários de acabamento.

A operação em curso, com conclusão prevista durante este primeiro trimestre, incluiu a desmontagem e transporte para vazadouro das antigas coberturas em fibrocimento, ação executada por uma empresa especializada e que obedece a um criterioso conjunto de normas de segurança.

A instalação das novas coberturas, além de conferirem acrescidas condições de conforto térmico e de segurança naqueles estabelecimentos de ensino, dá cumprimento à legislação em vigor no que respeita à remoção de estruturas em fibrocimento com amianto.

A obra na Escola Básica n.º 12 das Amoreiras, a terceira e última do parque escolar municipal ainda com este tipo cobertura, avança somente no período de verão, uma vez que se trata de um edifício com uma extensa área de intervenção, o que motiva uma operação mais demorada.

Depois de concretizada esta última intervenção, que conclui um conjunto de investimentos liderados pela autarquia, todos os estabelecimentos de ensino da responsabilidade da Câmara Municipal de Setúbal ficam sem coberturas em fibrocimento.