Praia da Figueirinha | valorização | novos equipamentos

A Praia da Figueirinha foi eleita, por unanimidade, como a melhor “Praia + Acessível 2021” do país, resultado de um conjunto de investimentos realizados nos últimos anos pela Câmara Municipal de Setúbal para ser fruída por todos os cidadãos.


O município de Setúbal recebe, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro prémio da “Praia + Acessível”, após a distinção, no ano passado, da Praia de Albarquel, igualmente por unanimidade.

O prémio “Praia + Acessível”, dinamizado no âmbito do programa nacional “Praia Mais Acessível – Praia para Todos”, tem como objetivo distinguir zonas balneares que, tendo sido galardoadas com a bandeira Praia Acessível durante a época balnear, evidenciem as melhores condições de acessibilidade.

O júri da 13.ª edição do galardão anual concedido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente e Turismo de Portugal, destaca a Praia da Figueirinha como um exemplo de boas práticas a nível nacional pela qualidade das condições de acessibilidade e apoios disponibilizados às pessoas com mobilidade condicionada.

A Praia da Figueirinha é, igualmente, considerada uma referência quanto ao caráter inovador das soluções adotadas para prevenir a discriminação dos cidadãos com mobilidade reduzida e aumentar o seu grau de satisfação com as condições de usufruto proporcionadas.

A atribuição deste prémio, pelo segundo ano consecutivo, evidencia o investimento qualificador, sem precedentes, impulsionado pela Câmara Municipal de Setúbal em 2020, nas praias da Figueirinha e de Albarquel, para as tornar mais acessíveis e conferir-lhes valor turístico acrescido.

As beneficiações incluíram a criação de novas acessibilidades e zonas de estadia nos areais, pérgulas acessíveis com área de sombra e de descanso, particularmente direcionadas para pessoas com mobilidade reduzida, assim como edifícios de apoio e painéis informativos inclusivo, chuveiros, bebedouros com diferentes alturas e bancos de apoio.

A concretização deste investimento superior a 400 mil euros, que englobou também a requalificação do Miradouro de Albarquel, resultou de candidaturas apresentadas pela autarquia a financiamento através do Programa Valorizar – Linha de Apoio ao Turismo Acessível, dinamizado pelo Turismo de Portugal.

Estes investimentos qualificadores da imagem de Setúbal enquanto destino turístico de excelência promovem, em simultâneo, o turismo acessível e inclusivo, dando cumprimento ao disposto na Convenção da Organização das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

De salientar que a Praia da Figueirinha ostenta, desde 2009, os galardões Bandeira Azul e Praia Acessível.