A exposição "40 Anos, 40 Imagens - Típicas de Setúbal", com fotografias de Fernando Pinho, está patente no Museu de Trabalho Michel Giacometti

A exposição “40 Anos, 40 Imagens – Figuras Típicas de Setúbal”, composta por quatro dezenas de fotografias captadas por Fernando Pinho na década de 80, foi inaugurada no dia 15 de janeiro, no Museu do Trabalho Michel Giacometti.


Um apontamento musical por Albano Almeida, na viola, e Agostinho Torres, na guitarra portuguesa, abriu a mostra, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, que recupera os rostos e as memórias de algumas das figuras que circulavam em Setúbal há quarenta anos e homenageia homens e mulheres que marcaram o pulsar da vida em comunidade.

As imagens, captadas em suporte analógico e posteriormente convertidas para o processo digital, dão a conhecer algumas das profissões ou atividades típicas, como vendedores de castanhas, descarregadores de peixe, pescadores, amoladores, engraxadores, vendedores de cautelas e ardinas.

Além da presença do autor das imagens, Fernando Pinho, a cerimónia de inauguração contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que sublinhou o “importante registo da história das gentes da cidade” proporcionada pela mostra “40 Anos, 40 Imagens – Figuras Típicas de Setúbal”.

A exposição pode ser visitada até dia 27 de março, gratuitamente, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, de terça a sexta-feira das 09h30 às 18h00 e aos sábados e domingos das 14h00 às 18h00.