O festival, organizado pela Sociedade Musical Capricho Setubalense e pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio da União das Freguesias de Setúbal, tem concertos agendados para dia 1, às 21h30, e 2, às 21h00. No segundo dia há também um desfile pelas ruas da Baixa comercial, a partir das 18h00.

No dia 1, sexta-feira, às 21h30, atua a Sociedade de Instrução Musical de Quinta do Anjo e, uma hora depois, é a vez da atuação da Sociedade Musical Sesimbrense.

No dia 2, sábado, há uma receção às bandas convidadas no Largo da Misericórdia, seguida de desfile. Os concertos têm início às 21h00 com as atuações da Sociedade Filarmónica Operária Amorense e da Sociedade Musical Capricho Setubalense, que encerra o festival.

O público tem a oportunidade de assistir a um evento que dá a conhecer o trabalho desenvolvido pelas bandas filarmónicas portuguesas, compostas por músicos amadores que fazem destes conjuntos o maior veículo de promoção da música no país.

São ainda objetivos do Festival de Bandas Filarmónicas da Cidade de Setúbal promover o intercâmbio entre músicos, grupos e coletividades, o convívio e a interação entre todos, bem como a criação de novos projetos.

O certame constitui um momento alto da atividade da banda filarmónica da Sociedade Musical Capricho Setubalense, composta por meia centena de músicos, na grande maioria jovens, que registou um incremento assinalável nos últimos anos, fruto de um maior investimento na formação com a criação da Escola de Música, a funcionar na Casa da Cultura.