O primeiro jogo, com início às 14h00, marca o regresso de duas das melhores equipas do Campeonato Nacional de Râguebi à derradeira fase da Taça de Portugal, com o Grupo Desportivo Direito e a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Agronomia a disputarem novamente o troféu.

Os “advogados”, com oito taças de Portugal conquistadas, voltam à final da competição, dois anos depois. O objetivo é resgatar o troféu atualmente detido pelo Centro Desportivo Universitário de Lisboa e igualar o número de títulos dos “agrónomos”, que já venceram a prova nacional por nove vezes.

Esta época, a Taça de Portugal integrou um total de 32 equipas, dez da Divisão de Honra, dez da I Divisão e 12 da II Divisão. Em Setúbal decide-se o sucessor do CDUL – Centro Desportivo Universitário de Lisboa, que no ano passado venceu o Grupo Dramático Sportivo Cascais por 20-17.

A final da Taça de Portugal “Jogos Santa Casa” em râguebi, organizada pela Federação Portuguesa de Rugby, inicialmente agendada para as 15h00, tem transmissão em direto pela Sport TV e integra o calendário de eventos de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, com programa organizado pela autarquia.

O novo relvado do Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, em dia de estreia, recebe ainda, às 16h30, a final da Taça de Portugal em râguebi no escalão sub-23, jogo disputado pelas equipas do Grupo Desportivo Direito e do CDUP – Centro de Desporto da Universidade do Porto.