A lista de finalistas, encontrada após a realização de duas semifinais, é constituída por Tiago Guerreiro, 30 anos, do Barreiro, Carolina Mendes, 18, Setúbal, João Pedro Carvalho, 39, Azeitão, Paulo Falcão, 25, Arraiolos, Sara Coito, 22, Lisboa, Catarina Ferreira, 18, Palmela, Joaquim Grilo, 48, Montemor-o-Novo, e Carlos Borges, 32, Cova da Piedade.

Os participantes são avaliados por um júri constituído por Nuno Marques, presidente da Capricho Setubalense, pelo maestro Nuno Batalha, em representação da Câmara Municipal, e, como convidado, o fadista Pedro Moutinho, que também atua durante o serão.

O primeiro classificado, o vencedor do Prémio do Público, encontrado através de votação da plateia, e o Prémio de Melhor Fadista do Concelho, atribuído aos concorrentes setubalenses, são convidados a integrar o cartaz de concertos da Feira de Sant’Iago de 2018.

A nível pecuniário, o primeiro lugar recebe 600 euros, o segundo, 400 euros, e o terceiro, 300 euros.

Os fadistas classificados entre o quarto e o oitavo lugar recebem cem euros cada um, enquanto o Prémio do Público dá direito a 125 euros.

O 10.º Concurso de Fado de Setúbal é organizado em parceria pela Sociedade Musical Capricho Setubalense e pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio da Fundação Buehler-Brockhaus.

Os bilhetes para a final evento custam oito euros e, além de acesso ao espetáculo, incluem comes e bebes.