Festival Internacional de Folclore de Setúbal 2022

Quase duas mil pessoas aplaudiram as atuações de dois grupos portugueses, um espanhol e outro mexicano no Festival Internacional de Folclore de Setúbal – Praias do Sado, que decorreu na noite do dia 9 de julho no Auditório José Afonso.


Organizado pelo Rancho Folclórico de Praias do Sado com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, a 44.ª edição do festival – segunda de caráter internacional – contou com a participação do Grupo Folclórico e Cultural da Boavista, de Portalegre, da Asociación de Coros y Danzas Vetas Blancas, de Menasalbas, Toledo (Espanha), e do Ballet Folklórico del CEtis 101 Herencia Mexicana (México), além do Rancho Folclórico de Praias do Sado.

O presidente do Rancho Folclórico de Praias do Sado, Acácio Guerreiro, estima que o espetáculo realizado no Auditório José Afonso contou com a presença de perto de dois mil espetadores e considera que “foi do melhor que houve”, porque, embora todos os grupos tenham sido apreciados pelo público, “os mexicanos deram um show”, até porque mudaram de traje em cada dança.

Ao fim da tarde do dia 9 de julho, os grupos participantes no festival, um dos mais antigos certames do género da região, foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho pela vereadora da Câmara Municipal Rita Carvalho, numa cerimónia em que também estiveram presentes os presidentes das juntas de freguesia do Sado, Marlene Caetano, e de São Sebastião, Nuno Costa.

Acácio Guerreiro afirmou que os organizadores estão já a pensar na edição de 2023, na qual pretendem que estejam presentes grupos de quatros países, e adiantou que a deste ano foi a primeira realizada depois de terem apresentado a candidatura a um programa da UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

A UNESCO vai avaliar o festival durante quatro anos e, segundo o presidente do Rancho Folclórico de Praias do Sado, se passar a integrar o programa, o certame terá depois de ter a participação de grupos de seis países, incluindo Portugal.