18° Parcialmente nublado
Carnaval 2019 - animação na Praça de Bocage

Setúbal festeja por todo o concelho o Carnaval de 2020, com um programa repleto de animação e que tem como ponto alto a Praça de Bocage, no centro da cidade, nos dias 23 e 25.


O espírito circense marca o ritmo das festividades do programa central setubalense, a decorrer nos dias 23, domingo, e 25, dia de Carnaval, com uma trupe de malabaristas, acrobatas, contorcionistas e palhaços a revirar por completo o ritmo habitual da Praça de Bocage.

O programa central, organizado pela Câmara Municipal, inclui, em ambos os dias, entre as 14h30 e as 16h00, várias atuações de animação de rua em diferentes pontos da Praça de Bocage.

Também a 23 e a 25, entre as 16h00 e as 17h30, realizam-se workshops inspirados nas performances artísticas do programa, com ateliers sobre magia/malabarismo, hula hoops, ginástica acrobática, expressão dramática “clown”, pinturas faciais e bolas de sabão gigantes.

Todas as atividades do programa central são de participação gratuita.

Pelo restante território do concelho de Setúbal o Carnaval também invade as ruas com espírito de festa.

Em Azeitão, no dia 21, com início às 10h30, realizam-se dois desfiles de Carnaval da comunidade escolar.

Em Vila Nogueira, a parada infantil percorre um trajeto entre a Escola Básica de Azeitão e o Rossio, local para onde está agendado um espetáculo para os pequenos foliões.

O segundo desfile escolar do programa azeitonense, organizado pela junta de freguesia, em parceria com a Câmara Municipal, incide entre a Escola Básica da Brejoeira e o Parque do Morango, em Brejos de Azeitão, jardim onde também se realiza um espetáculo infantil.

A Junta de Freguesia do Sado e o Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão promovem o desfile “Foliões do Sado” no dia 23, a partir das 15h00, na Estrada de Santo Ovídio, entre o Alto do Faralhão e a Rua de Santo Ovídio.

O corso repete-se no Entrudo, também com início às 15h00, mas, desta vez, na Rua Principal de Praias do Sado, entre as ruas Gomes Leal e da Escola.

Na freguesia de São Sebastião, o Grupo Desportivo Independente reserva, nas instalações da coletividade, bailes de Carnaval animados por João Tendeiro para os dias 22 e 24, sempre com início às 22h00.

No Núcleo Desportivo e Recreativo Ídolos da Praça, decorre uma matiné dançante também com João Tendeiro, entre as 15h00 e as 19h00 do dia 21, enquanto, a 22, entre as 09h00 e as 11h00, há um jogo de carnaval entre pais e filhos, às 11h30, zumba de carnaval, e, das 21h30 à 01h00, baile com Hélder Cardoso.

O tradicional jogo de futebol de matrafonas está marcado para o recinto dos Ídolos da Praça, com início às 10h00 do dia 23. A empolgante e criativa partida mantém o espírito intercoletividades, envolvendo participantes dos Ídolos da Praça, do Grupo Desportivo “Os Amarelos” e do Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau.

Precisamente nas instalações do Núcleo do Bairro Santos Nicolau decorre, nos dias 21 e 25, entre as 21h30 e as 22h30 de ambos os dias, a Cegada de Carnaval.

Esta coletividade acolhe, a 22, entre 22h00 e as 23h30, o espetáculo Especial Carnaval com Alex, enquanto, nos dias 22, a partir das 20h00, e 23, às 16h00, há sessões de karaoke.

O núcleo promove, ainda, a 23, com início às 15h00, um desfile carnavalesco pelas ruas do Bairro Santos Nicolau, e, a 26, a partir das 21h30, a cerimónia “fúnebre” do Enterro do Bacalhau, animação que desfila entre as instalações de “Os Amarelos” e do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.

Na União das Freguesias de Setúbal, há bailes de carnaval no dia 21, às 14h30, no Polo da Anunciada do Centro Comunitário da junta de freguesia, e, às 21h30, no Clube Recreativo da Palhavã.

João Carlos dinamiza outro baile carnavalesco, dia 22, a partir das 21h30, na Associação de Moradores do Casal da Figueiras, à mesma hora que tem também início outro serão dançante no Clube Recreativo Palhavã.

Um baile de máscaras, com Luís Rosa, anima a Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense, a partir das 15h30, o mesmo horário para que está previsto o início outro baile de Carnaval, com Francisco José, nas instalações da Associação de Moradores do Bairro da Anunciada.

A terminar o dia, com início às 21h30, Eurico André e João Carlos dinamizam mais um baile, desta feita na Associação de Moradores de Casal das Figueiras.

Os bailes prosseguem no dia 24, às 21h30, nas instalações da associação do Casal da Figueiras, agora sob a condução e João Carlos, e, também às 21h30, no Clube Recreativo Palhavã.

O dia de entrudo na União das Freguesias de Setúbal tem início às 15h00, no bairro da Fonte Nova, com o “Carnaval no Troino”, desfile de mascarados com muita animação garantida numa iniciativa organizada pela junta de freguesia e o movimento associativo local.

O Alfa Trio toca no baile carnavalesco agendado para o dia 25, às 15h30, na Associação de Moradores do Bairro da Anunciada, e Eurico André e João Carlos atuam no baile previsto para as 21h30, na Associação de Moradores do Casal das Figueiras.

O Enterro do Bacalhau na União das Freguesias de Setúbal, organizado pelo Grupo Desportivo Fonte Nova, está marcado para a Quarta-feira de Cinzas, às 20h30, no bairro da Fonte Nova.

Também no dia 26 há novo enterro do Carnaval, com festa entre as 20h00 e a 01h00, em que o desfile tem início na sede da Associação de Moradores do Casal das Figueiras, passagem pela AMBA e fim no Clube Recreativo da Palhavã.

Os bailes são também tónica forte nas festividades programadas para a freguesia de Gâmbia-Pontes e Alto da Guerra, com o primeiro a decorrer no dia 15, às 22h00, no pavilhão do Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo da Gâmbia, ao som da acordeonista e vocalista Nicole Viviana.

A artista atua igualmente no dia 22, a partir das 22h00, para novo baile, mas no Alto da Guerra Sport Club.