A Câmara Municipal de Setúbal está a promover a ação de formação Teatro Terapia, no âmbito do projeto Setúbal - Cultura Sem Barreiras

Uma ação de formação para técnicos municipais e profissionais do setor social e artístico que promove a inclusão através do desenvolvimento de projetos artísticos decorre até novembro de 2022, na União Setubalense.


Mais de uma dezena de pessoas participam na ação Teatro Terapia, realizada no âmbito do projeto Setúbal – Cultura Sem Barreiras, da Câmara Municipal de Setúbal, que visa a criação de condições para pessoas com diversos tipos de deficiência poderem usufruir em pleno de equipamentos culturais como museus e bibliotecas.

A formação, iniciada no dia 12 de novembro, é dinamizada pela companhia Resina Teatro que está a desenvolver um projeto artístico que procura estabelecer pontes entre várias sensibilidades, facilitando um diálogo e uma aprendizagem aos níveis intra e interpessoal, social e cultural.

O processo criativo, a decorrer até 29 de novembro de 2022, alia o teatro à terapia e conta com a participação de utentes da APPACDM Setúbal e da Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco.

O resultado deste trabalho é apresentado num espetáculo a realizar em dezembro de 2022, com a participação de todos os envolvidos, designadamente os utentes das duas instituições e os técnicos municipais e profissionais do setor social e artístico que participam na ação de formação e vão assumir diversas funções específicas normalmente associadas à conceção de uma peça de teatro.

No final do espetáculo, há uma conversa com o público que visa uma reflexão sobre a temática do projeto.

A ação Teatro Terapia é uma das medidas previstas no projeto Setúbal – Cultura Sem Barreiras, que resulta de uma candidatura da autarquia aprovada pelo POR Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional Lisboa 2020, enquadrada no eixo prioritário “Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação”, com um investimento superior a 500 mil euros, comparticipado com uma taxa de 50 por cento pelo Fundo Social Europeu.