O certame temático, organizado pela Alius Vetus – Associação Cultural História e Património, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, conta com várias tendas de comércio de artesanato e de restauração, instaladas ao longo da estrada de acesso, entre o primeiro portão e o largo da entrada principal da fortaleza.

Em paralelo, decorrem ao longo dos três dias do evento inúmeras atividades que convidam os visitantes a viajar até ao século XVI.

Um povoado rural instalado numa zona específica do recinto recria o quotidiano camponês da época, mas há também exposições temáticas, nomeadamente de ferramentas e utensílios rurais, de instrumentos musicais medievais e de caligrafia.

O Mercado Quinhentista reserva, igualmente, acampamentos com exibição e demonstrações de voo livre de aves de rapina, bem como exposição e demonstração de armas e equipamentos militares ofensivos e defensivos.

A feira, com as exposições, tendas de comércio de artesanato e de restauração e os jogos tradicionais para crianças, abre ao público, nos três dias, às 13h00, e, a partir das 15h00, há sempre animações, ao longo da tarde, que levam os visitantes a uma viagem pela época quinhentista. 

Às 16h30, realiza-se um atelier de escrita e o grupo Espada Lusitana conduz, às 17h00, mesas pedagógicas com exposição de armaria e equipamento militar ofensivo e defensivo.

Após demonstrações de voo livre de aves de rapina, às 18h00, pela Falocaria Lusitana, a Espada Lusitana regressa, nos dias 30 e 31 de março, às 19h00, e a 1 de abril, às 18h30, para dinamizar demonstrações de combate apeado.

A música de inspiração medieval e renascentista dos Gaiteiros da Bardoada anima o recinto sempre às 19h30, enquanto às 20h00 há um espetáculo de danças orientais com inspiração em tabernas, a cargo de Al-Nawar.

Nos dias 30 e 31, o Grupo de Danças Antigas de Alhos Vedros atua às 21h00, no segundo dia com a companhia da música de inspiração renascentista dos Recanto. Também a 31 de março, a Espada Lusitana regressa, às 21h30, para a recriação da ronda pelos baluartes do forte, acompanhada pelas danças orientais dos Al-Nawar.

Nos dois dias, com início às 22h30, os Fire Dragons proporcionam espetáculos de fogo, e os Gaiteiros da Bardoada regressam para uma última atuação, a partir das 23h30.

No derradeiro dia do Mercado Quinhentista, 1 de abril, domingo de Páscoa, os grupos envolvidos nos espetáculos e nas animações de rua participam, em conjunto, na cerimónia de encerramento, com início às 21h00.

As entradas no certame têm o valor de dois euros por pessoa e o acesso automóvel ao forte só é permitido por autocarro especial, gratuito, que funciona em vaivém entre a Casa da Baía e o Forte de São Filipe

O primeiro autocarro em direção ao Mercado Quinhentista parte às 13h00 e o último está programado para as 23h00, nos dias 30 e 31, e para as 20h00, a 1 de abril.

O último autocarro sai do Mercado Quinhentista às 00h30 nos dois primeiros dias e às 22h30 a 1 de abril.

 

Documentos Relacionados