Nosso Bairro, Nossa Cidade | Espaço Renascer - Forte da Bela Vista - inauguração

A participação ativa dos moradores na direção dos destinos do território proporcionada pelo programa Nosso Bairro, Nossa Cidade foi destacada a 24 de setembro pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, na inauguração do Espaço Renascer, no Forte da Bela Vista.


O autarca sublinhou que o programa municipal, em desenvolvimento há dez anos no território da Bela Vista, demonstra que “é possível melhorar a gestão da habitação pública com a participação efetiva dos moradores”, num trabalho coletivo que resulta em “transformações concretas e positivas, à vista de todos”.

A inauguração, no dia 24 de setembro, do Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade no Forte da Bela Vista, foi, apontou André Martins, “mais um exemplo desse excelente trabalho”, traduzindo-se em “mais um equipamento que permite que exista em cada um dos bairros deste território um local com condições para realizar os projetos comunitários animados pelos moradores”.

O Espaço Renascer resulta da requalificação de uma habitação, localizada num rés-do-chão do pátio 10, no âmbito de uma candidatura ao programa Bairros Saudáveis promovida pela ACM/YMCA de Setúbal, uma das instituições parceiras do Nosso Bairro, Nossa Cidade.

A intervenção realizada no espaço criou condições para que os cidadãos possam desenvolver projetos como oficinas de informática, estudo acompanhado, medição da tensão arterial e diversos ateliers, bem como reuniões com grupos de trabalho ou com comissões e com interlocutores, entre outras ações.

André Martins acrescentou que, com a abertura deste novo espaço, estão também “criadas as condições para realizar ações de sensibilização sobre higiene urbana, para atualizar o regulamento do bairro e divulgá-lo junto dos moradores”.

É, igualmente, possível, “disponibilizar uma sala para a área da saúde, realizar ações de formação para os moradores na área da saúde e em suporte básico de vida, assim como criar e dinamizar um grupo de teatro constituído por crianças do bairro”.

No caminho feito no Forte da Bela Vista que conduziu à inauguração do Espaço Renascer, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal destacou ações como a pintura do bairro, os apoios de mecenas na oferta de material de escritório e de mobiliário para o novo equipamento e de materiais de construção para a implantação de um passeio pedonal e instalação de máquinas de exercício físico.

Os projetos Férias no Bairro e Desporto na Rua, as festas Sabores no Bairro ou as comemorações do 25 de Abril e do Dia da Mulher, além da constituição da comissão instaladora da Associação de Moradores Renascer do Forte da Bela Vista, a edição do Boletim do Forte, a criação de uma página de Facebook e o desenvolvimento de diversas ações de sensibilização foram outros exemplos apontados por André Martins do trabalho dinamizado pelos moradores.

Além deste balanço, o autarca deixou a garantia de que em 2023 a Câmara Municipal dará continuidade a um conjunto de ações em curso, além de lançar um “novo ciclo de iniciativas necessárias ao concelho que foram alvo de análise estratégica e planeamento nos últimos meses”.

A habitação é uma prioridade, sendo que já se encontra em andamento uma vasta operação que resolverá vários problemas neste domínio.

“A garantia de uma habitação condigna para quem escolheu Setúbal para viver tem sido, como já afirmei publicamente, prioridade permanente para quem é responsável pela gestão da Câmara Municipal de Setúbal há mais de vinte anos.”

Após o lançamento do programa nacional 1.º Direito, a autarquia decidiu elaborar a Estratégia Local de Habitação e avançar com vinte operações de reabilitação e construção de nova habitação pública, num investimento global superior a 190 milhões de euros com financiamentos do PRR.

Neste contexto, só para a reabilitação das 114 casas do bairro do Forte da Bela Vista estão destinados quase 12 milhões e 400 mil euros, avançou o autarca.

“Há que reconhecer que é muito dinheiro para uma gigantesca obra, em particular quando há por aí quem diga que nada se faz. Este é um trabalho feito de diálogo e de cooperação permanente para concretizarmos o programa que as nossas populações escolheram para a governação da cidade e do concelho. Esse é um desígnio de que nunca abdicaremos.”

A inauguração do Espaço Renascer contou, igualmente, com a participação do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, que destacou o empenho dos moradores e de todas as instituições que “trabalham lado a lado para construir um futuro melhor” com o programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade.

“Esta perspetiva de intervenção, que estimula a participação efetiva das pessoas nas decisões e na construção de um futuro em conjunto, tem um grande valor. Agradeço à Câmara Municipal por isso, bem como a todas as instituições parceiras e aos moradores, que cedo perceberam que estava nas suas mãos a mudança.”

Gastronomia e apontamentos musicais e de dança completaram a festa de inauguração do Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade do Forte da Bela Vista, que será gerido pelos moradores.

Paulo Santos, um dos elementos que vão dinamizar o espaço, acredita que este “equipamento magnífico” vai proporcionar “grandes benefícios para o desenvolvimento da comunidade” do Forte da Bela Vista.