A iniciativa, dinamizada pela Comissão Instaladora da Associação de Moradores Renascer do Forte com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, inclui atuações de grupos de dança e música, uma aula de zumba e um desfile de moda.

A festa, que se realiza entre as 11h00 e as 22h00, começa com uma demonstração de hip hop e uma aula de zumba, sob coordenação da professora e bailarina Sónia Ribeiro.

Da parte da tarde, o palco é preenchido por diversos ritmos africanos e ciganos, com atuações de artistas do bairro, mas também de outros locais do concelho.

O grupo de dança 100 Manha anima a festa a partir das 14h30 e, às 15h00, é a vez de Nova África proporcionar um momento musical com sons cabo-verdianos.

Segue-se às 16h30 a atuação de um grupo de dança cigana e, a partir das 17h00, os ritmos do rap invadem o palco com Yu Wayne e Dário Pi Cas.

Às 17h30, o grupo de dança Kelly Nakamura anima a festa e, entre as 18h00 e as 21h00, há baile conduzido pelos Irmão Cabanas.

Os Sabores do Bairro, de entrada gratuita, terminam com um desfile de moda multicultural, a decorrer entre as 21h00 e as 22h00.

O programa é acompanhado de muita gastronomia dedicada a sabores africanos e portugueses, com diversos petiscos confecionados pelos moradores.