A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, sublinhou a importância do encontro, que teve como tema “Exercício Físico e Desporto – Benefícios e Riscos”, organizado pela Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva, com apoio da autarquia.

“É com grande honra que a cidade acolhe tantos e tão distintos profissionais de medicina nesta importante reunião, assim como é enorme o nosso interesse neste encontro em que quisemos ser parceiros”, referiu a autarca.

Maria das Dores Meira lembrou que esta iniciativa enquadra-se num programa intenso de atividades, realizado no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, que não se resumem apenas ao desporto, mas contemplam também iniciativas nas vertentes do lazer, formação e competição.

“Este congresso, aliás, é um exemplo do que procurámos fazer no programa da Cidade Europeia do Desporto, ampliando a oferta de iniciativas muito para lá da atividade desportiva. Fazemos, assim, melhor cidade.”

Maria das Dores Meira acredita que o investimento realizado este ano “terá importantes reflexos no aumento dos contingentes de jovens que querem praticar desporto, mas também na saúde dos munícipes”, uma vez que este é um esforço que “aposta na qualificação dos jovens, que promove cidades mais saudáveis, mais ativas, mais atrativas para todos”.

Nos últimos anos, a Câmara Municipal de Setúbal assumiu um “papel decisivo” na criação de condições que permitem à generalidade dos cidadãos o acesso a formas qualificadas de desporto.

A edil lembrou que autarquia tem realizado uma aposta permanente para aumentar os níveis de participação e frequência das atividades desportivas, com segurança e enquadramento técnico de qualidade, e prosseguido uma política de desenvolvimento desportivo sustentada na forte dinâmica do movimento associativo local e regional.

A candidatura a Cidade Europeia do Desporto constituiu, por isso, um “forte pretexto” para reforçar as iniciativas e dar continuidade à “aposta na promoção da saúde pela prática da atividade física e desportiva”, algo que, garante a autarca, “continuará a ser feito para lá de 2016”.

Durante dois dias, o 13.º Congresso Bienal da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva analisou temas como o desporto na infância e na adolescência, os cuidados a ter na prática desportiva por pessoas com doenças crónicas, como a diabetes e a doença coronária, as causas de insucesso após lesões, e a artrose no desporto.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril