Fórum Saúde | segunda reunião preparatória

O Fórum Saúde “Setúbal a Pensar em Si”, que se procura constituir como um novo espaço de reflexão e partilha de conhecimento nesta área da sociedade, tem a primeira edição marcada para o dia 8 de abril de 2021.


Este agendamento foi uma das decisões da segunda reunião preparatória do Fórum Saúde, no dia 5, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, realizada pela comissão organizadora do evento, a qual é presidida pelo vereador da Saúde na Câmara Municipal de Setúbal, Ricardo Oliveira.

A definição do local e do horário da iniciativa, a par do modelo de participação e de funcionamento do próprio encontro, estão ainda a ser analisados e preparados pela comissão organizadora, tendo em conta a evolução da crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19.

Foi igualmente decidido que, em virtude da atual situação pandémica, e de forma a envolver o maior número possível participantes, entre entidades e população em geral, o Fórum Saúde “Setúbal a Pensar em Si” será antecedido de um conjunto de debates a decorrer no primeiro trimestre de 2021.

O Fórum Saúde, que procura também celebrar, em Setúbal, o Dia Mundial da Saúde, assinalado anualmente a 7 de abril, conta ainda com uma comissão científica, à qual caberá, entre outros, a articulação com os grupos de trabalho e as diferentes reflexões produzidas.

O evento de reflexão e partilha de conhecimentos na área da saúde, bem como de divulgação do Perfil de Saúde e do Plano de Desenvolvimento de Saúde do Município de Setúbal, ambos em elaboração, teve uma primeira reunião preparatória a 24 de setembro e a próxima realiza-se na segunda quinzena de janeiro.

A comissão organizadora do evento é composta, além da Câmara Municipal, pelo ACES Arrábida – Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida, pela Associação da Indústria da Península de Setúbal, pela Associação Nacional de Farmácias, pelo Centro Hospitalar de Setúbal, pela Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas e pelo Hospital da Luz Setúbal.

O Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas, o Instituto Politécnico de Setúbal e as juntas de freguesia do concelho, bem como personalidades ligadas à comunidade educativa, ao movimento associativo popular, às instituições particulares de solidariedade social e à Comissão Municipal de Proteção Civil também fazem parte da comissão organizadora.