XVIII Meia Maratona Fotográfica de Setúbal

A XVIII Meia Maratona Fotográfica de Setúbal, realizada a 21 de maio, contou com a participação de cerca de três dezenas de fotógrafos, que, ao longo de dez horas, percorreram o concelho para registarem imagens sobre o tema “Nós e o Outro”.


A Casa do Largo – Pousada da Juventude foi o ponto de partida da 18.ª edição do concurso, realizado entre as 10h00 e as 20h00, numa organização da Câmara Municipal de Setúbal, com vários apoios.

Com o tema “Nós e o Outro”, os participantes foram desafiados a capturar imagens sobre solidariedade e espírito de entreajuda.

Os 26 fotógrafos, com idades entre os 12 e os 65 anos e provenientes de Setúbal, Almada, Cascais e Oeiras, foram desafiados a capturar imagens ilustrativas dos subtemas “Vem a guerra, vai a guerra, fica a Terra”, “Nenhum ser humano é ilegal”, “Paradoxo da intolerância”, “Acolher não é encolher”, “Cidadania não combina com desigualdade”, “Todos gostam da sombra, poucos plantam árvores”, “Não é sobre ter é sobre ser” e “A forma como tratamos os animais diz muito quem somos”.

Os trabalhos resultantes da Meia Maratona são expostos na Casa do Largo – Pousada da Juventude, no Largo José Afonso, em junho, com data a anunciar.

Na inauguração da exposição é feita a entrega dos prémios do concurso, que distingue o primeiro classificado com 350 euros e o segundo com 250 e impressão de tela em canvas, enquanto o terceiro recebe 200 euros.

A Meia Maratona Fotográfica de Setúbal, dirigida a fotógrafos profissionais e amadores, é uma iniciativa realizada há 18 anos pelo município com o propósito de estimular o gosto e interesse pela fotografia e despertar a atenção dos participantes para os recursos naturais, arquitetónicos e humanos do concelho.