Ambientes e aspetos ligados à indústria conserveira em Setúbal são partilhados na mostra, patente até 2 de fevereiro, composta por imagens, algumas delas inéditas, da Coleção Fotográfica de Américo Ribeiro.

A abertura contou com a presença de jovens que mostraram curiosidade em relação à época em que a indústria conserveira dominava a economia setubalense, mas também passaram pelo primeiro dia da mostra munícipes mais velhos, que relembraram outros tempos.

A exposição, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, procura fazer um retrato da época, numa homenagem a homens e mulheres cujas vidas foram transversais ao apogeu e declínio daquela atividade do século passado.

As fotografias evocam um passado fortemente marcado pela pobreza e pelo trabalho árduo, através de fotografias que remetem para os espaços cénicos das fábricas, vazios e fantasmagóricos, enquanto outras revelam a componente humana.

“Ao Toque da Sereia” pode ser visitada na Galeria de Exposições da Casa da Cultura de terça a quinta-feira das 10h00 às 24h00, às sextas e sábados das 10h00 à 01h00 e aos domingos das 10h00 às 20h00.