Comemorações 25 de Abril | Visita do Executivo às freguesias | União das Freguesias de Setúbal

Obras de melhoria da qualidade de vida em todo o concelho de Setúbal, muitas delas graças à delegação de competências nas freguesias, foram visitadas na tarde de dia 25 no âmbito das comemorações do 25 de Abril.


Os membros da Câmara Municipal de Setúbal e o presidente da Assembleia Municipal, André Martins, tiveram oportunidade de observar o processo transformador em curso em todo o território com intervenções concluídas recentemente ou a decorrer.

No Casal das Figueiras, um novo espaço público, fruto de um investimento da Câmara Municipal de Setúbal de perto de 50 mil euros, executada pela União das Freguesias de Setúbal, contribui agora para a melhoria da qualidade de vida dos moradores locais.

A presidente do município, Maria das Dores Meira, indicou que com esta intervenção, uma resposta a uma necessidade identificada no “Ouvir a População, Construir o Futuro”, programa que leva o Executivo municipal ao terreno para identificar questões, “ficou resolvido um velho problema”.

Uma área descaraterizada, em terra batida, junto da União Desportiva e Recreativa Casal das Figueiras, deu lugar a um parque de estacionamento com capacidade para mais de duas dezenas de veículos, a par de mais de 350 metros quadrados de zonas de circulação pedonal. A sede do clube foi requalificada no exterior e no interior.

Na intervenção de inauguração das intervenções naquele território, Maria das Dores Meia destacou que os investimentos municipais concretizados nos últimos anos e a “forte vontade de solucionar os problemas em conjunto com as pessoas, encontrando as melhores soluções”, permitiram “resolver um vasto conjunto de velhos problemas que foram herdados de um tempo em que a gestão municipal estava pouco interessada” em solucioná-los.

“Hoje, nesta obra, assinalamos a força de Abril e uma das suas maiores conquistas, o Poder Local Democrático. Por isso, dizemos uma vez mais: 25 de Abril sempre. Viva Setúbal!”, enalteceu a autarca.

A operação urbanística naquela área da Rua do Casal das Figueiras, que incluiu ainda introdução de áreas verdes, instalação de rede de drenagem de águas pluviais, definição de nova área para depósito de resíduos sólidos urbanos e recuperação de murete, foi executada pela União das Freguesias de Setúbal, em regime de delegação de competências.

“É sempre motivo de orgulho e satisfação cada vez que cumprimos sonhos. Estas obras eram um desejo de todos que hoje se torna realidade, como muitos dos sonhos que o 25 de Abril tornou realidade”, destacou o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas.

O autarca realçou, igualmente, o trabalho desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal e com o movimento associativo. “Sem esta união era impossível concretizar tantos sonhos. Ao longo dos últimos quatro anos, tem sido feito um grande investimento nesta zona da cidade e as populações deste bairro têm orgulho de sentir que aqui também são cidadãos de Setúbal de primeira classe”, vincou.

O presidente da União Desportiva e Recreativa do Casal das Figueiras, Francisco Inverno, agradeceu à autarquia e à União das Freguesias e manifestou o orgulho pelo trabalho desenvolvido naquele território, particularmente nas instalações da sede da coletividade, agora totalmente recuperadas e mais modernas.

Também o Bairro da Camarinha, na freguesia de S. Sebastião, ganhou um espaço público requalificado, que oferece maiores condições de circulação automóvel e pedonal à população.

A intervenção, numa área que engloba a Praça Hernâni Cidade e as ruas Fernando Lopes-Graça, Adriano Correia de Oliveira, da Camarinha e do Alecrim, valoriza um espaço utilizado por milhares de munícipes, trazendo melhores condições para as pessoas numa perspetiva de segurança.

A operação urbanística, que incluiu substituição integral de lajetas por blocos de pavet, renovação integral das áreas pedonais, rebaixamento de passadeiras, criação de mais lugares ordenados de estacionamento automóvel e pinturas várias, foi liderada pela junta de freguesia, com o apoio direto da Câmara Municipal.

“Infelizmente, nesta zona havia vários acidentes, as pessoas caíam, o estacionamento era muito desordenado, em cima dos passeios, e as lajetas estavam todas partidas”, explicou o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa.

A primeira fase de intervenções conduzidas na Camarinha constitui, desta forma, “uma obra muito importante que deu resposta às necessidades dos moradores”.

A segunda etapa, acrescentou o autarca, contempla a requalificação das pracetas Praceta Virgínia Rau e Arqueológica Lusitana.

A festa da Liberdade também se fez em Brejos de Azeitão, com a inauguração de uma nova rotunda em homenagem à tradição agrícola da região, criada na interseção formada pela EN10 com a Rua de São Gonçalo, numa obra da junta de freguesia, com o apoio da Câmara Municipal.

O hortelão de Brejos ganha novo protagonismo e decora o novo nó giratório, que tem agora ao centro uma carroça, que pertencia ao antigo hortelão Agostinho Lopo, cedida pela filha Odília Anselmo à junta de freguesia. O veículo é puxado por um burro e, em cima, está a figura de um horticultor.

“As peças que decoram agora a nova rotunda preservam a memória de Brejos e de Setúbal. É também assim que se cumpre Abril”, realçou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

Também a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, destacou a importância da homenagem aos hortelões de Brejos.

“No 25 de Abril, é bom viver o presente, mas também o passado. E o passado de Brejos passa por esta tradição. Há aqui muitas pessoas que ainda se lembram destas carroças a andarem pelas ruas. É bom que não esqueçamos os homens e as mulheres que trabalharam nesta terra.”

Outra das notas dominantes que marcaram a intervenção da presidente do município, na inauguração da nova infraestrutura rodoviária em Brejos de Azeitão, mas também ao longo do dia 25 de Abril, foi o enaltecimento do Poder Local e da delegação de competências nas juntas de freguesia.

“As juntas têm uma série de descentralização de competências que estão delegadas por decisão da autarquia e da Assembleia Municipal, mas o que é um facto é que todas elas ultrapassam e em muito essas competências. A freguesia de Azeitão é um exemplo notório.”

Noutra ponta do concelho, no Sado, o primeiro presidente eleito para a junta de freguesia local, Carmelindo Elias, foi homenageado, a título póstumo, pela Câmara Municipal e pela junta de freguesia, que lhe atribuíram o nome a uma rua.

Na inauguração do novo topónimo, localizado num arruamento recentemente requalificado da freguesia do Sado, a presidente da autarquia endereçou palavras de apreço pelo homenageado.

“Não havia melhor forma de celebrar Abril do que esta, de homenagear um homem que tanto lutou pelo 25 de Abril”, referiu Maria das Dores Meira.

A autarca enalteceu a simplicidade e humildade como características marcantes da personalidade de Carmelindo Elias.

“Um homem simples, humilde e de quem eu tive a honra de ser camarada. Um homem afável, afetuoso, simpático, próximo, sempre com uma palavra amiga a dizer. Carmelindo Elias estava sempre do lado da resolução dos problemas e nunca na criação de obstáculos.”

Na cerimónia de inauguração de descerramento da placa toponímica, que contou com o contributo da viúva e de netos e bisnetos de Carmelindo Elias, estiveram também presentes outros representantes da família do homenageado, caso do filho, Carlos Elias, que agradeceu o tributo prestado ao pai, recordando-o com fotografias.

A iniciativa contou, igualmente, com os contributos do presidente da Assembleia de Freguesia do Sado, Vasco Raminhas, e do presidente da junta de freguesia, Manuel Véstias, que recordaram a luta de Carmelindo Elias pela construção da freguesia.

Carmelindo Elias, nascido em 1936 e falecido em 2010, assumiu funções nas juntas de freguesia de S. Sebastião e do Sado. Destacado ativista da Comissão de Utentes de Saúde do Sado e um dos contestatários da coincineração no Parque Natural da Arrábida, foi deputado na Assembleia Municipal de Setúbal.

Sempre em proximidade com os munícipes, a zona das Pontes, na freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, também ganhou mais qualidade de circulação e segurança, resultado de uma operação de repavimentação em vários arruamentos.

As obras, em fase de conclusão, que materializam um investimento da ordem dos 30 mil euros, englobam a repavimentação total das ruas dos Resistentes e da Junta, assim como um troço da Rua 1.º de Agosto.

“Nunca é de mais recordar que Abril se fez para isto, para as pessoas terem uma vida diferente e melhor. E nós estamos a cumprir Abril”, reiterou a presidente do município na visita às obras efetuadas, à semelhança das intervenções no Casal das Figueiras, no âmbito do projeto municipal “Ouvir a População, Construir o Futuro”.

Na cerimónia, o presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, José Belchior, revelou que no Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de junho, é inaugurado o Parque Canino, localizado na Quinta da Amizade.

As comemorações em Setúbal do 25 de Abril prosseguem até maio em vários pontos do concelho.

 

Documentos Relacionados