O V Seminário de Gestão do Desporto de Setúbal, com o tema “Desporto e Tecnologias”, realiza-se a 6 de dezembro, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.


A quinta edição do seminário, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com inscrições gratuitas, constitui um momento de reflexão e debate para agentes desportivos públicos e privados, com o objetivo de partilhar experiências, práticas, percursos, perspetivas e opiniões.

O encontro, que conta com os contributos de diversos especialistas nos domínios da gestão do desporto e das novas tecnologias, tem início às 09h00 com uma intervenção da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

Segue-se, às 09h15, um primeiro painel sobre “As Conceções e as Oportunidades para as Novas Tecnologias no Desporto”, no qual Vítor Manuel dos Santos, da Universidade Nova de Lisboa, aborda o tema “As Engenharias de Sistemas no Desporto: (Novas) Tecnologias no Desporto e Bem-Estar”.

O segundo painel, intitulado “Os Programas e as Novas Tecnologias na Gestão do Desporto”, previsto para as 10h10, conta com as participações de Filipe Esteves, da empresa agap2IT, que fala sobre “A Tecnologia a Potenciar a Próxima Geração de Jogadores”, e de Tiago Maia, do Sport Lisboa e Benfica, que aborda “O Apoio da Tecnologia na Análise do Jogo Através de um Exemplo Prático”.

Os trabalhos prosseguem, às 12h15, com o painel “As Tecnologias no Desporto – Casos e Experiências”, em que José Pereira, da Federação Portuguesa de Ténis, fala sobre “Hawk Eye no Ténis” e João Beckert, do Centro de Alto Rendimento do Jamor, apresenta o tema “Tecnologias em Uso e Novas Perspetivas no CAR Jamor”

A sessão de encerramento do V Seminário de Gestão do Desporto de Setúbal está marcada para as 13h45, com uma intervenção do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.

A inscrição para o evento, de participação gratuita, até 5 de dezembro ou limitada às vagas existentes, deve ser feita através do preenchimento de um formulário disponível no endereço seminariosetubal.weebly.com, no qual também pode ser consultado o programa.

A ação é reconhecida pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude com um crédito da componente de formação geral.