A intervenção, já iniciada, inclui a execução de um furo para captação e abastecimento de água, com uma profundidade aproximada de 120 metros, apetrechado com um sistema de eletrobombagem.

Na empreitada, com duração prevista de quatro semanas, está incluída a construção de um depósito para armazenamento e distribuição de adubos e fertilizantes, produtos misturados automaticamente na água aquando da realização da rega no Parque do Bonfim.

O sistema centralizado de rega apresenta a particularidade de poder ser controlado remotamente. Assim, as alterações que venham a ser necessárias, como a mudança dos períodos de rega, a dosagem de adubos e fertilizantes e a interrupção do funcionamento do sistema, são efetuadas sem necessidade de deslocamento de meios humanos ao local.

A água proveniente do furo de captação serve, exclusivamente, para rega das áreas ajardinadas e enchimento do lago. Os bebedouros instalados no Parque do Bonfim continuam a ser servidos por água da rede.

Com a execução desta obra, um investimento da ordem dos 63 mil euros recuperado, previsivelmente num período máximo de 18 meses, a Câmara Municipal consegue diminuir os gastos de água com a rega e os encargos de mão de obra.

Este investimento, à semelhança de outros já realizados no Jardim da Algodeia e no Parque de Vanicelos, insere-se na política do Município de gestão de recursos hídricos e de redução de custos.