Conferência final - BEACON

O compromisso de Setúbal ser um concelho neutro em carbono dentro de trinta anos foi uma das posições assumidas pela presidente da Câmara Municipal na conferência final do projeto europeu BEACON.


“Estamos a trabalhar diariamente para que Setúbal continue dinâmica em 2050, para que tenha uma maior oferta de transportes públicos e que a indústria se atualize e caminhe para a neutralidade carbónica, mantendo uma perspetiva de cidade integrada, inclusiva e sustentável.”

Maria das Dores Meira falava no segundo dia da conferência “Manter Viva a Chama da Ação Climática Local”, na manhã de dia 17, com a participação de representantes de municípios e escolas e de profissionais e especialistas europeus em alterações climáticas, envolvidos no projeto BEACON – Bridging European and Local Climate Action, que agora chega ao fim.

“Setúbal revolucionou, nos últimos anos, a sua imagem urbana, devolveu a cidade ao mar, requalificou os espaços públicos, tornando-os apelativos para usufruto de todos. Queremos continuar este caminho com a aposta na mobilidade sustentável através da criação de corredores ecológicos e da requalificação da frente ribeirinha.”

A autarca deu conta de algumas das principais medidas de transformação implementadas pelo município para acelerar a ação climática e as emissões zero de carbono, que refletem o objetivo da União Europeia, estabelecido no Pacto Ecológico Europeu, de ser o primeiro continente com impacte neutro no clima até 2050.

“Setúbal tem apostado na criação de ciclovias e na eliminação de cruzamentos – de forma a que os carros não estejam parados nos semáforos e não estejam a poluir ainda mais o ambiente –, na construção de rotundas e na repovoação de espécies arbóreas”, vincou.

A presidente do município sublinhou, igualmente, que Setúbal está comprometida com o desígnio da neutralidade carbónica e de adaptação e mitigação às alterações climáticas com um conjunto de grandes projetos, em que se incluem “o Parque Urbano da Várzea, a aposta nos circuitos curtos de alimentos, em particular nos mercados municipais, e a expansão da Rede de Hortas Urbanas”.

O BEACON, financiado pela German European Climate Initiative, resultou de uma parceria internacional entre municípios e outras instituições da Alemanha, de Portugal, da Grécia, da Polónia, da Roménia e da República Checa, com vista à partilha de experiências e à criação de projetos comuns que visem o desenvolvimento sustentável.

Setúbal foi um dos cinco municípios portugueses selecionados para integrar o projeto, juntamente com Ansião, Coruche, Loulé e Viana do Castelo.

O estabelecimento de uma rede de cooperação e parcerias para aprendizagem conjunta, disponibilizando o acesso a serviços de consultoria e workshops para capacitar técnicos municipais com ferramentas de gestão e facilitação importantes para o desenvolvimento de medidas de descarbonização, foi um dos principais objetivos do projeto.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas nesta página.