A gala, com início às 21h00, é a primeira iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Setúbal que atribui prémios a atletas, dirigentes e outras individualidades em destaque no panorama desportivo do concelho.

O evento, do calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, distingue “equipa”, “clube desportivo”, “dirigente”, “treinador”, “evento desportivo”, “melhor artigo desportivo do ano” e “carreira”.

As equipas de show e precisão do Clube Patinagem do Sado, bem como a de futebol júnior do Vitória Futebol Clube e a de ginástica de trampolins, igualmente do Vitória Futebol Clube, são as nomeadas para a categoria de “Melhor Equipa”.

Para “Melhor Dirigente Desportivo” concorrem Eduardo Guilherme, da Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal, João Botelho, do Clube Canoagem de Setúbal, e Marco Silva, do Clube Patinagem do Sado. Já no grupo de “Melhor Treinador” a designação vai para Danilo Ferreira, andebol em cadeira de rodas, Hélio Sousa, futebol, e Mário Narciso, futebol de praia.

A FINA Marathon Swimming Olympic Games Qualification Tournament, a Final da Taça de Portugal de Rugby e a 78.ª Volta a Portugal em Bicicleta – Santander Totta são as atividades nomeadas para a categoria “Melhor Evento Desportivo”.

David Pereira, com “Entrevistas aos Embaixadores da CED 2016” para o jornal “O Setubalense”, e Joana Beleza e Pedro Candeias, autores de “O Maior – A História de Vítor Batista”, artigo publicado no “Expresso”, estão nomeados para “Melhor Artigo Desportivo”. Tiago Palma do “Observador” concorre na mesma categoria com o artigo sobre João Valido “Corre, nada, dispara, esgrime, monta. E defende. João tem 16 anos e é um superatleta”.

O Clube de Rugby de Setúbal, o Clube de Ténis de Setúbal, a União Desportiva para a Inclusão e o Vitória Futebol Clube concorrem para “Melhor Clube Desportivo”.

São ainda entregues os prémios “atleta”, “atleta esperança” e “atleta de desporto adaptado”, em masculinos e femininos, relativos à época de 2015-2016.

As atletas Inês Moreira, ginástica de tumbling, Letícia Magalhães, biatle/triatlo, e Margarida Cardoso, pentatlo moderno, estão nomeadas para “Melhor Atleta Feminina”, na categoria de Esperança, enquanto Dinis Costa, remo, João Valido, pentatlo moderno e futebol, e Jorge Pestana, damas, pertencem à lista “Melhor Atleta Masculino”, também de Esperança.

A atleta de natação adaptada Simone Fragoso é a única nomeada para a categoria de “Melhor Atleta Feminina”.

Já Ângelo Pais, atletismo adaptado, João Colaço, ténis de mesa adaptado e futsal, e João Sanona, ténis em cadeira de rodas, disputam o prémio de “Melhor Atleta Masculino”.

Patrícia Matias, judo, e Rita Ribeiro e Susana Costa, ambas do atletismo, estão nomeadas para “Melhor Atleta Feminina”, enquanto Afonso Costa, remo, Bruno Cabrita, pesca de alto mar, e João Martinho, judo, competem por “Melhor Atleta Masculino”.

Durante a Gala do Desporto de Setúbal, de participação gratuita, a Câmara Municipal atribui ainda o “Mérito Académico” ao aluno com a melhor nota de fim de curso, relativa ao ano letivo 2015-2016, na licenciatura em Desporto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

O mesmo acontece com o “Prémio Carreira”, atribuído a um agente desportivo do concelho que tenha contribuído de forma significativa para o desenvolvimento e visibilidade do desporto no concelho de Setúbal.

A apreciação, seleção e decisão dos vencedores nas respetivas categorias é da responsabilidade de uma comissão de avaliação, criada especialmente para o efeito. Para cada um dos prémios a atribuir são apuradas as três propostas mais votadas.

Além de reconhecer e distinguir personalidades e clubes que, ao longo da época desportiva anterior ou das respetivas carreiras, obtiveram resultados de mérito, o evento pretende divulgar e incentivar o desporto em Setúbal.