A “Outdoor Gallery”, patente até 14 de julho, é a sétima intervenção artística da iniciativa “Arte em Todo o Lado”, um projeto da responsabilidade da Immochan, com o apoio da Câmara Municipal.

Os cinco artistas – Tina Siuda, Filippo Fiumani, Lapo, Kidgalindro e Zé Nova – inspiraram-se nos temas da fauna e flora e das gentes de Setúbal para ilustrar os outdoors, com dimensões de 8 por 3 metros, espalhados pela cidade.

Zé Nova pegou em duas características sadinas, o peixe e a pronúncia dos erres, para, num outdoor na Estrada da Baixa de Palmela, junto da Urbisado, transmitir uma imagem popular de Setúbal.

O italiano Filippo Fiumani inspirou-se numa figura bem conhecida dos setubalenses para ilustrar um outdoor da Avenida de Portela. Trata-se de “Finuras”, o “ator principal da tela”, à qual o artista acrescentou elementos como a laranja de Setúbal, o Convento de Jesus e a estátua de Bocage.

Montanhas que guardam “pequenos segredos, pensamentos coloridos e nunca fazem um único som”. Esta é a conceção da imagem concebida pela brasileira Tina Siuda, patente num outdoor instalado na Estrada da Graça.

O ilustrador português Kidgalindro localiza em Setúbal a Taprobana, atual Sri Lanka, evocada por Camões. É com a agitação do mar e dos monstros marinhos que ilustra um outdoor da Avenida Bento de Jesus Caraça.

Bem mais calma é a visão de Lapo, igualmente português, cujo resultado pode ser visto na Estrada dos Ciprestes. O artista foi buscar as “aventuras das férias de verão, sinal de vida, lazer, música, sol e praia, beleza, amores inesperados e memórias inesquecíveis” para apresentar um desenho pueril.