Galopim de Carvalho

A importância da classificação e preservação dos monumentos geológicos está em destaque numa palestra a realizar no dia 31 de março, às 15h30, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, conduzida pelo professor Galopim de Carvalho.


“Geodiversidade e geoconservação” é o título do encontro, de entrada gratuita, no qual o especialista em geologia explica os conceitos de geossítio, geomonumento e monumento natural.

Aquilo que estas classificações desempenham na defesa e valorização do património e na fruição pelos visitantes, com a Pedra Furada como exemplo existente em Setúbal, é abordado na sessão.

Galopim de Carvalho, grande responsável pelo interesse do público português pelos dinossauros, dirigiu diversos projetos de investigação e detém vasta bibliografia científica, de divulgação e ficção, com mais de três centenas de títulos publicados.

O especialista é doutorado em Sedimentologia pela Universidade de Paris e em Geologia pela Universidade de Lisboa, na qual lecionou em duas faculdades, de Ciências, entre 1961 a 2001, ano em que se jubilou como professor catedrático, e de Letras, de 1965 a 1981.

Dirigiu o Museu Mineralógico e Geológico da Faculdade de Ciências de Lisboa, de 1983 a 1992, e o Museu Nacional de História Natural, de 1992 a 2003, e concebeu e participou na concretização do Museu do Quartzo, em Viseu, oficialmente designado de Centro de Interpretação Galopim de Carvalho.

Atualmente, com 91 anos, continua a trabalhar na divulgação, salvaguarda e valorização do património geológico nacional.