A Festa do Moinho de Maré da Mourisca, no Faralhão, realizada entre 24 e 26 de agosto, proporcionou três dias de animação com gastronomia, artesanato, música, dança e atividades desportivas.


Ostras, mariscos, choco frito, feijoada de choco, arroz de lingueirão, pipis e pica-pau, entre outros petiscos, foram servidos, nos dias 24, 25 e 26, nas tasquinhas de gastronomia, um dos principais pontos de interesses do certame, realizado na Herdade da Mourisca.

“Com tantas pessoas que vieram à festa, até se deu o caso de alguns petiscos esgotarem”, salienta Sónia Alves, da comissão organizadora.

Um momento alto da 19.ª edição da Festa do Moinho de Maré da Mourisca foi o 18.º Concurso Gastronómico, em que as diversas tasquinhas dinamizadas pelo movimento associativo das freguesias do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra concorreram pela eleição do melhor prato.

A Associação de Solidariedade Social da Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra venceu com “Choquinhos à Mourisca”, um prato em que, além do molusco e de camarão, apresenta alho, cebola e coentros.

Já a “Açorda do Rio à Estrelas”, do Estrelas do Faralhão Futebol Clube, foi considerado, nesta categoria, o prato com melhor apresentação.

Algumas das iguarias presentes nos stands de produtos regionais concorreram ao 13.º Concurso de Doçaria e ao 13.º Concurso de Licores.

Na doçaria, ganhou a Associação Desportiva e Cultural Os Veteranos de Santo Ovídeo, com “Delícia de Santo Ovídeo”, feito à base de ovos, açúcar, água e canela.

A “Poção da Arrábida”, um néctar com medronho da serra, criado pelo Agrupamento 1359 – Sado, do Corpo Nacional de Escutas, ficou em primeiro lugar nos licores.

No conjunto destas duas categorias, a União Desportiva e Recreativa das Pontes venceu o prémio de melhor apresentação com licores de café e framboesa.

O certame, organizado pela Comissão de Festas do Moinho de Maré da Mourisca e pelas juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, com diversos apoios, incluindo a Câmara Municipal de Setúbal, contou com um leque diversificado de atividades.

Após a abertura oficial, em que participaram a presidente do município, Maria das Dores Meira, os vereadores Pedro Pina, Ricardo Oliveira e Fernando Paulino e os presidentes das juntas do Sado, Manuel Véstias, e de Gâmbia, José Belchior, entre outras individualidades, houve, dia 24, à noite, uma atuação da cantora Flávia Francisco e um espetáculo com o Grupo de Concertinas da Sertã, a que se seguiram o cantor Luís Portela e um baile conduzido por Nicole Viviane.

No dia 25, de tarde, jogos de malha corrida e um torneio de chinquilho animaram o certame. Seguiu-se, ao fim da tarde, uma aula de zumba.

A animação musical noturna contou com uma atuação de Carina Martins, a que se seguiram o conjunto típico Os Massacotes e Amaro Máscaras. A fechar a noite, houve baile com os Irmãos Cabanas.

O último dia das festas, a 26, incluiu, de manhã, passeios pedestre e de BTT e uma missa campal.

De tarde, foi proporcionada dança com As Pandoras e as sevilhanas da União Desportiva e Recreativa das Pontes.

De noite, o recinto acolheu o grupo de música popular Os Tibornas. Um espetáculo da cantora Adelaide Ferreira e um baile conduzido pelo duo Ricardo e Jorge encerraram o certame.