Semana da Ostra 2021 | Mercado da Vila de Cascais

Sabores da riqueza gastronómica e vínica setubalense estão à prova numa iniciativa especial a realizar de 24 de julho a 1 de agosto, para assinalar a elevação da gastronomia portuguesa a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal.


As comemorações do 21.º aniversário da elevação da gastronomia portuguesa a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal, efeméride assinalada a 26 de julho, são promovidas pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho e pela Associação das Rotas do Vinho de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

Setúbal associa-se a estas comemorações, numa iniciativa especial que apresenta um conjunto de propostas diferenciadoras para a divulgação de sabores gastronómicos e vínicos de excelência da região, os quais podem ser descobertos em diversos estabelecimentos da restauração da cidade.

Na Adega dos Garrafões, localizada na Rua Arronches Junqueiro, as sugestões de degustação passam por Chocos com tinta e Carapaus alimados, receitas típicas que podem ser acompanhadas, preferencialmente, com os vinhos Quinta do Piloto Reserva Branco e Collection Síria Branco.

Ostras com molho de vinagrete e moscatel, Papelotes de salmonete com ervas aromáticas e moscatel e Peras à setubalense são propostas da Casa do Peixe, na Rua General Gomes Freire, a acompanhar com vinhos Filipe Palhoça Brancos, Quinta de Alcube Reserva Branco e Moscatéis Venâncio Costa Lima.

Já o Ostradomus, na Avenida Luísa Todi, põe os sentidos à prova na degustação de um prato com três ostras abertas ao natural, uma “al ajillo” com coentros e azeite virgem DOP, uma gratinada com manga e pimenta rosa, outra em tempura com sorbet de limão e manjericão, com os vinhos Santo Isidro de Pegões e Encosta da Arrábida Verdelho, da Adega Cooperativa Santo Isidro.

Igualmente na Avenida Luísa Todi, o restaurante Sab’amar apresenta uma Cataplana à moda de Setúbal com lagosta, camarão, peixe e mexilhão, a qual pode ser acompanhada pelo vinho Casa Ermelinda Freitas Branco Reserva 2018.

Também o Ramila, na Avenida José Mourinho, entra nesta iniciativa gastronómica e propõe a degustação de Choco frito à Ramila e de Choco grelhado com tinta, acompanhados do vinho Dona Ermelinda Sauvignon Blanc Verdelho.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Setúbal procura destacar a elevação da gastronomia portuguesa a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal e, em simultâneo, a importância da gastronomia e dos vinhos nas esferas económica e turística.