15° Parcialmente nublado
Festa do Moinho de Maré da Mourisca 2019

Trinta mil pessoas passaram nos dias 23, 24 e 25 de agosto pela Festa do Moinho de Maré da Mourisca, realizada no Faralhão, que proporcionou animação com gastronomia, artesanato, música, dança e atividades desportivas.


Ostras, mariscos, choco frito, feijoada de choco, arroz de lingueirão, pipis e pica-pau foram alguns dos petiscos servidos com vista para o rio Sado nas tasquinhas de gastronomia, um dos principais pontos de interesses do certame, realizado na Herdade da Mourisca.

Um momento alto da 20.ª edição da Festa do Moinho de Maré da Mourisca foi o 19.º Concurso Gastronómico, em que as diversas tasquinhas dinamizadas pelo movimento associativo das freguesias do Sado e de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra disputaram a eleição do melhor prato.

O Estrelas do Faralhão Futebol Clube venceu com “Feijoada do Rio” e em segundo lugar ficou o “Bacalhau à Moinho”, confecionado pela União Desportiva e Recreativa das Pontes.

O “Segrego do Rio”, do Agrupamento 1359 – Sado, do Corpo Nacional de Escutas, além de conquistar o terceiro lugar, foi considerado o prato com melhor apresentação.

Já os melhores doces e licores apresentados nos stands de produtos regionais concorreram ao 14.º Concurso de Doçaria e ao 14.º Concurso de Licores.

Na doçaria, ganhou a União Desportiva e Recreativa das Pontes, com “Delícia Laranja com Moscatel”, que conquistou, igualmente, o prémio de doce com melhor apresentação.

A “Tarte de Amêndoa”, do Estrelas do Faralhão Futebol Clube, e o “Crumble de Maçã Riscadinha”, da Associação de Solidariedade Social da Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, conquistaram o segundo e terceiro postos, respetivamente, na eleição dos melhores doces.

O licor de figo, produzido pela União Desportiva e Recreativa das Pontes, venceu o Concurso de Licores que atribuiu os segundo e terceiros prémios, respetivamente, ao licor de chá príncipe, do Estrelas do Faralhão Futebol Clube, e ao licor de ginja, da Associação de Solidariedade Social da Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra.

A Festa do Moinho de Maré da Mourisca, organizada pela Comissão de Festas do Moinho de Maré da Mourisca, Câmara Municipal de Setúbal e juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, com diversos apoios, contou com um leque diversificado de atividades.

A noite de abertura, a 23, contou com atuações do conjunto Os Marafados e do cantor Jorge Nice e terminou com um baile conduzido por Nicole Viviane.

No dia 24, a tarde foi animada por jogos de malha corrida e um torneio de chinquilho.

A música esteve a cargo de Carina Martins e do conjunto típico Os Alcorrazes. A fechar a noite, houve baile com Fátima Dias.

O último dia das festas, 25, começou com um passeio pedestre, a partir da sede da Junta de Freguesia do Sado, e um passeio de BTT, com saída do recinto. Às 11h00 foi celebrada uma missa campal.

Na parte da tarde, houve uma aula de zumba e dança com os ranchos folclóricos da Arrentela e do Forninho e as sevilhanas da União Desportiva e Recreativa das Pontes. A partir das 21h00, o recinto recebeu o grupo de música Banza.

Na cerimónia oficial de encerramento da 20.ª Festa do Moinho de Maré da Mourisca foram entregues os prémios aos vencedores dos concursos de gastronomia, doçaria e licores.

A noite terminou com a atuação da fadista Susana Martins e com um baile conduzido por André Patrão.