33° Céu limpo
Projeto BEACON | Workshop gestão sustentável de resíduos urbanos | Roménia

Das metas para a gestão de resíduos urbanos, às práticas aplicadas internacionalmente neste setor, foram várias as questões que estiveram em debate num workshop europeu, que contou a representação de Setúbal, no âmbito do projeto BEACON.


A Câmara Municipal de Setúbal foi uma das autarquias presentes num encontro realizado em março, na cidade romena de Râmnicu Vâlcea, através do BEACON – Bridging European and Local Climate Action, destinado à partilha de ideias e experiências aplicadas em países comunitários de forma a darem cumprimento às metas impostas até ao ano de 2023, pela União Europeia, relativamente à recolha seletiva obrigatória de biorresíduos.

O município de Setúbal fez a apresentação de dois investimentos que estão a ser implementados no concelho na área dos resíduos urbanos, com financiamento pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), tendo como objetivo a valorização material e orgânica de resíduos urbanos, reduzindo a produção e deposição em aterro e aumentando a recolha seletiva e a reciclagem.

Em concreto, os exemplos partilhados foram o projeto de recolha seletiva multimaterial porta a porta em moradias e o de recolha seletiva em zonas com acesso condicionado e densidade populacional alta, como são os casos de Vale do Cobro e Monte Belo.

As estratégias comunicacionais, ferramentas essenciais para incentivar a redução de resíduos, a rede de recolha de óleos alimentares e a gestão de baterias, enquanto resíduos municipais perigosos, foram outros temas explorados no encontro, que decorreu a 10 e 11 de março, na Roménia.

O BEACON resulta de uma parceria internacional entre municípios e instituições da Alemanha, de Portugal, incluindo Setúbal, da Grécia, da Polónia, da Roménia e da República Checa, com vista à partilha de experiências e à criação de projetos comuns que visem o desenvolvimento sustentável.

Numa era de desenvolvimento tecnológico acelerado e de preocupação com as alterações climáticas, o BEACON estabelece uma rede de cooperação e de parcerias para aprendizagem conjunta, disponibilizando o acesso a serviços de consultoria e workshops para capacitar técnicos municipais com ferramentas de gestão e facilitação determinantes no desenvolvimento de medidas de descarbonização.