Gilda - filme de Charles Vidor - Lauro António Masterclass

“Gilda”, de Charles Vidor, com Rita Hayworth na sua interpretação mais famosa, é o filme que chega ao Fórum Municipal Luísa Todi no dia 31, às 21h00, em mais uma sessão gratuita da Lauro António Masterclass.


O filme de 1946 é a última sessão do mês de agosto no âmbito da Masterclass de História do Cinema, atualmente a passar o ciclo subordinado ao tema Filmes Que Amo, que partilha com o público uma seleção muito pessoal de obras da sétima arte do cineasta e crítico cinematográfico Lauro António.

O enredo, que além de Rita Hayworth no papel de Gilda, conta com George Macready, Glenn Ford, Joseph Calleia e Steven Geray no elenco, desenrola-se através de uma visão exótica de Buenos Aires, entre becos escuros e casas de jogos, retratando, igualmente, a América do pós-guerra.

Macready interpreta Ballin Mundson, um indivíduo enigmático, com uma enorme cicatriz no rosto e proprietário de um casino ilegal em Buenos Aires.

Um dia conhece Johnny Farrel, jogador em maré de azar, num papel desempenhado por Glenn Ford, e salva-o de ser roubado e assassinado na rua.

Farrel torna-se o braço-direito de Mundson, servindo-o com absoluta lealdade.

A entrada em cena de Rita Hayworth, que é Gilda, uma mulher sensual com quem Mundson casou durante uma das suas frequentes viagens, vai dar início a um triângulo amoroso perigoso.

Em agosto, a Masterclass de Lauro António, sempre com início às 21h00, já contou com as exibições do musical “O Feiticeiro de Oz” e de “Excalibur”.