Os nomes foram anunciados pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, após as mais de seis dezenas de crianças dos 3.º e 4.º anos terem votado com base numa lista de trinta nomes apresentada pelo ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

“Vocês são os padrinhos destes três novos residentes do Sado. A responsabilidade é muito grande! O que é que não podem fazer na água?”, questionou a presidente da câmara.

As crianças responderam em uníssono “poluir!” e aplaudiram, satisfeitas, os nomes escolhidos para os afilhados.

Bolinhas é o nome para a cria nascida a 15 de junho, filha de Moisés. Já a cria de Ligeiro nascida a 1 de agosto foi batizada com o nome de Sereia e o mais recente membro do Sado, nascido a 29 de setembro, filho de Serrote, chama-se Lua.  

A votação decorreu no auditório da Escola Básica Luísa Todi, numa iniciativa organizada pelo ICNF em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, que incluiu uma apresentação dinamizada por Ana Cristina Falcão, técnica da equipa de monitorização dos roazes do Sado da Reserva Natural do Estuário do Sado, sobre a comunidade de roazes do Sado, constituída por trinta espécimes.

“Em 2015, o ICNF decidiu que as crias de golfinhos serão sempre batizadas nas escolas. Por isso, estamos aqui hoje”, explicou Ana Cristina Falcão às crianças.

Também a presidente da autarquia sublinhou a importância de envolver as crianças, como forma de as sensibilizar para a preservação ambiental. “Desde muito cedo temos de ensinar as crianças que elas são peça fundamental no futuro, para a mudança de mentalidades e para a preservação do ambiente. É para nós motivo de grande alegria e orgulho que sejam elas a escolher os nomes das novas crias.”

Maria das Dores Meira salientou o facto de, apenas num ano, terem nascido três novos roazes no Sado, o que demonstra “a maior atenção que tem sido dada à comunidade e ao meio envolvente, com vista à sua preservação”, pelo ICNF em parceria com a Câmara Municipal e outras entidades.

Além da presidente da autarquia, o evento contou com as presenças do vereador da Educação, Ricardo Oliveira, e da Miss Portugal, a jovem setubalense Filipa Barroso, antiga aluna do Agrupamento de Escolas Luísa Todi.

No final, a técnica do ICNF e o vereador Ricardo Oliveira distribuíram material informativo e lúdico pedagógico e houve um momento musical pelo Grupo de Bombos da EB Luísa Todi.